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FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA PESQUISA COM TRÊS PROFESSORES(AS) ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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trabalho.pdf (371.1Kb)
Data
2007-03-21
Autor
Araujo, Lila Maria Malcorra
Primeiro orientador
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Primeiro membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Segundo membro da banca
Freitas, José Vicente de
Terceiro membro da banca
Krug, Hugo Norberto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa teve origem a partir de dois fatores: a preocupação profissional com os rumos da Educação Ambiental nas instituições escolares e, um certo mal estar docente gerado pela (in)compreensão, por parte da sociedade em geral, de aspectos conceituais envolvidos nesse campo do saber. Esses fatores evidenciaram-se ao longo de minha experiência pedagógica como educadora na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria e como Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental (Séries Finais) dessa rede. Entendo a escola como um lugar privilegiado para discussões e reflexões sobre as problemáticas sociais, dentre as quais situo a Educação Ambiental, bem como o papel de refletir sobre algumas representações, apontando formas alternativas de reconciliar discursos e práticas dessa temática. A partir dessa breve contextualização me propus a identificar e analisar algumas representações sobre Educação Ambiental de três professores(as) especialistas em Educação Ambiental que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino de Santa Maria-RS. Para a realização desta pesquisa tomei como referencial de análise a Teoria das Representações Sociais de origem moscoviciana como orientadora do olhar . Foram entrevistados(as) três professores(as) especialistas em Educação Ambiental atuando em sala de aula: um(a) na Educação Infantil, outro(a) no Ensino Fundamental (Séries Iniciais) e outro(a) no Ensino Fundamental (Séries Finais). Na primeira fase da pesquisa foi realizado um levantamento quali-quantitativo no que diz respeito à formação inicial dos(as) professores(as) que tem Curso de Especialização em Educação Ambiental em exercício profissional. Numa segunda fase foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os(as) referidos(as) professores(as). Nas análises das falas dos(as) professores(as) utilizei a Técnica da Análise de Conteúdo que me possibilitou a identificação e atribuição de sentido e significado a determinadas passagens das entrevistas feitas com os(as) professores(as). A opção metodológica por uma análise qualitativa das falas, via Teoria das Representações Sociais, bem como a escolha de passagens consideradas significantes, acredito me possibilitaram identificar as representações sobre questões ecológicas mesmo que estas se apresentassem muitas vezes diluídas, difusas nas falas, em função das características do material analisado, bem como do tema que me propus investigar: a temática ambiental no contexto escolar. Ressalto o número significativo de professores(as) em atuação nas redes de ensino que têm procurado ampliar sua formação inicial através de curso de especialização, onde o tema de pesquisa é a Educação Ambiental. A importância do curso de especialização para os(as) professores(as) colaboradores(as) da pesquisa é para seu crescimento pessoal e profissional e, sobretudo, seu envolvimento com a temática no espaço escolar. A Educação Ambiental tem se mostrado como um desafio para os(as) professores(as) que com ela tem se envolvido. Uma das maiores contribuições, neste sentido, tem sido a constatação dos(as) professores(as) de que eles(as) precisam trabalhar em conjunto.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7170
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

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