Inglês, língua materna e informática na educação infantil: um esforço pela didática interdisciplinar
Visualizar/ Abrir
Data
2002-05-31Primeiro membro da banca
Paiva, Maria da Graça Gomes
Segundo membro da banca
Faria, Nedison
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho investiga as estratégias ao integrar três áreas do
conhecimento - língua inglesa, língua materna e informática, na Educação
Infantil, no sentido de melhorar as habilidades lingüísticas das crianças
multicognoscentes. O grupo colaborativo, com base na metodologia da
Pesquisa-Ação Educacional, foi formado pelos professores das áreas de
conhecimento mencionadas e trabalhou com três turmas de alunos do último
estágio de Educação Infantil em uma escola particular de Santa Maria. As
atividades foram desenvolvidas após os planejamentos com os professorespesquisadores
que partilhavam experiências e materiais bibliográficos sobre
a aquisição da escrita e leitura da língua materna, ensino de língua
estrangeira, bilingüísmo, usos do computador na educação escolar e
interdisciplinaridade. A delimitação da oralidade, da escrita e da cultura em
língua materna e língua inglesa, o aumento da motivação dos docentes e dos
alunos, a troca de informações, reflexividade e integração teoria-prática entre
os docentes foram fatores positivos constatados no desenvolvimento deste
trabalho.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: