Mostrar registro simples

dc.creatorAzevedo, Elisabete Bohrer de
dc.date.accessioned2022-11-07T17:45:29Z
dc.date.available2022-11-07T17:45:29Z
dc.date.issued2002-05-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26783
dc.description.abstractThis work investigates the strategies to integrate three areas of knowledge - English as a second language, first language acquisition and information technology in preschool education, in order to improve the linguistic skills of the multicognoscenti children. The collaborative group, based on the Action Research methodology, was formed by the teachers of knowledge areas mentioned above and it worked with three classes of students from the last grade of preschool in a private school in Santa Maria. The activities were developed after the teachers-researchers' planning that shared experiencies and the theoretical material about first language writing and reading acquisition, second language learning, bilingualism, uses of computers in education and collaborative teaching. The delimitation of speaking, writing and culture in mother tongue and English, the increasing of teachers and students' motivation, the exchanding of information, the reflexive attitudes and an integrated theory - practice among teachers were positive factors from this work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLíngua maternapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectInformaticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleInglês, língua materna e informática na educação infantil: um esforço pela didática interdisciplinarpor
dc.title.alternativeEnglish as a second language, first language acquisition and information technology in preschool: an attempt for a collaborative teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho investiga as estratégias ao integrar três áreas do conhecimento - língua inglesa, língua materna e informática, na Educação Infantil, no sentido de melhorar as habilidades lingüísticas das crianças multicognoscentes. O grupo colaborativo, com base na metodologia da Pesquisa-Ação Educacional, foi formado pelos professores das áreas de conhecimento mencionadas e trabalhou com três turmas de alunos do último estágio de Educação Infantil em uma escola particular de Santa Maria. As atividades foram desenvolvidas após os planejamentos com os professorespesquisadores que partilhavam experiências e materiais bibliográficos sobre a aquisição da escrita e leitura da língua materna, ensino de língua estrangeira, bilingüísmo, usos do computador na educação escolar e interdisciplinaridade. A delimitação da oralidade, da escrita e da cultura em língua materna e língua inglesa, o aumento da motivação dos docentes e dos alunos, a troca de informações, reflexividade e integração teoria-prática entre os docentes foram fatores positivos constatados no desenvolvimento deste trabalho.por
dc.contributor.advisor1Richter, Marcos Gustavo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1817640663872249por
dc.contributor.referee1Paiva, Maria da Graça Gomes
dc.contributor.referee2Faria, Nedison
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782431631354311por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International