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dc.contributor.advisorBrignol, Liliane Dutra
dc.creatorHaag, Antônia Tâmara
dc.date.accessioned2022-06-28T16:42:19Z
dc.date.available2022-06-28T16:42:19Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25115
dc.description.abstractThis research has as main objective identify the counter-hegemonic possibilities of popular communication in the sound media taking the presence on Instagram and Spotify of the program Vozes da Terra. Vozes da Terra is a radio program developed by activists from the Landless Rural Workers Movement (MST) in the state of Minas Gerais, in partnership with CP Mídias and Rádio Autêntica Favela. This descriptive and qualitative research is guided by five analytical categories: a) Individual’s emancipation (EI); b) Citizenship (CC); c) Educational potential (EC); d) Criticality (CR); e) Political-ideological device (FPI). For this, the empirical elements observed in the program are: 1) Theme and approach; 2) Sources consulted; 3) Segments; 4) Genre (Melo, 2003); 5) Distribution; and 6) Production logic. The research corpus will consist of the fifteen episodes of the program available on the two analyzed platforms: Spotify and IGTV (Instagram). The themes of these fifteen programs are guidelines intrinsic to the landless struggle, such as agrarian reform and organic food production. With these data, it was possible to identify the counter-hegemonic possibilities of the vehicle, as well as how these possibilities are expressed. As main results, it is possible to emphasize the formative capacity of the program, both in the informative sense and in the formation and professionalization of the militants, also its citizenship aptitude and the individual’s emancipation, encouraging its listeners to political participation and placing workers rural people as protagonists in the episodes, in addition to the potential presence of Vozes da Terra in social networks as a political-ideological advice, for bringing them closer to their listeners and also to the show's landless identity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectVozes da Terrapor
dc.subjectComunicação popularpor
dc.subjectContra-hegemoniapor
dc.subjectMSTpor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectRadioeng
dc.subjectPopular communicationeng
dc.subjectCounter-hegemonyeng
dc.titleMídia sonora como território de luta MST: possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popularpor
dc.title.alternativeSound media as a MST's conflict territory: counter-hegemonic possibilities of popular communicationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoEssa pesquisa apresenta como principal objetivo identificar as possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular na mídia sonora a partir da presença no Instagram e no Spotify do programa Vozes da Terra. O Vozes da Terra é um programa de rádio desenvolvido por militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do estado de Minas Gerais, em parceria com o Centro Popular de Mídias e a Rádio Autêntica Favela. Essa pesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, é encaminhada por cinco categorias analíticas: a) Emancipação do indivíduo (EI); b) Caráter cidadão (CC); c) Caráter educativo (CE); d) Criticidade (CR); e) Ferramenta político-ideológica (FPI). Para isso, os elementos empíricos observados no programa são: 1) Tema e abordagem; 2) Fontes consultadas; 3) Quadros; 4) Gênero do programa (Melo, 2003); 5) Distribuição; e 6) Lógica de produção. O corpus da pesquisa será composto pelos quinze episódios do programa disponíveis nas duas plataformas analisadas: Spotify e IGTV (Instagram). A temática dos quinze programas disponíveis para acesso são pautas intrínsecas à luta sem-terra, como reforma agrária e produção orgânica de alimentos. Com esses dados, foi possível identificar as possibilidades contra-hegemônicas do veículo, bem como, como estão expressas essas possibilidades. Como principais resultados, pode-se salientar o caráter formativo do programa, tanto no sentido informativo quanto no sentido de formação e profissionalização dos militantes que nele atuam, também seu caráter cidadão e emancipação do indivíduo, incentivando seus ouvintes à participação política e colocando os trabalhadores rurais enquanto protagonistas nos episódios, além da potencialidade da presença do Vozes da Terra nas redes sociais enquanto uma ferramenta política-ideológica, por aproximá-los dos seus ouvintes e também da identidade sem-terra do programa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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