O processo de inclusão na educação infantil: estudo de uma escola do município de Cachoeira do Sul/RS
View/ Open
Date
2022-03-04Primeiro membro da banca
Bridi, Fabiane Romano de Souza
Segundo membro da banca
Forno, Leticia Fleig Dal
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e surgiu a partir das experiências vivenciadas e observações realizadas ao longo da vida acadêmica e atuação profissional. Dessa forma, a questão que guiou esta pesquisa foi: de que modo são organizadas as práticas pedagógicas de professores de uma escola de Educação Infantil do município de Cachoeira do Sul/RS para assegurar a inclusão e aprendizagem de crianças público alvo da Educação Especial? Nessa perspectiva, o objetivo geral foi investigar as práticas pedagógicas de professores de uma escola de Educação Infantil do município de Cachoeira do Sul/RS, no que diz respeito ao processo de inclusão e aprendizagem de crianças público alvo da Educação Especial. Os objetivos específicos foram: a) Identificar as concepções dos professores e da gestão escolar referente ao processo de inclusão na educação infantil; b) Diagnosticar os desafios encontrados pelos professores no decorrer do processo de inclusão em turmas de Educação Infantil; c) Analisar a organização dos planejamentos e práticas pedagógicas dos professores para a inclusão; d) Analisar as ações desenvolvidas pela gestão escolar a fim de contribuir nas práticas pedagógicas dos professores; e) Produzir uma diagramação do fluxo de ações para a promoção da educação inclusiva. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, pois utilizou como base uma única instituição escolar. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista narrativa semiestruturada com oito sujeitos. A análise dos dados foi desenvolvida na proposta de Análise de Conteúdo, organizando os aspectos mais relevantes para a constituição desta pesquisa, a partir da categorização do conteúdo. Sendo assim, surgiram três categorias:“O processo de inclusão na Educação Infantil: concepções dos professores e equipe gestora”; “Práticas pedagógicas na Educação Infantil: planejamento e estratégias metodológicas”; “Desafios encontrados pelos professores e equipe gestora durante o processo de inclusão”. O produto resultante desta investigação se deu através de uma diagramação do fluxo de ações de uma escola para a promoção da Educação Inclusiva, pensado e estruturado para servir como modelo, abrangendo os caminhos básicos e os caminhos pedagógicos que uma proposta da educação inclusiva precisa na escola.
Collections
The following license files are associated with this item: