As estratégias de credibilidade das organizações de fact-cheking brasileiras em reação às fake news no contexto de crise do jornalismo profissional
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Date
2020-03-27Primeiro membro da banca
Storch, Laura Strelow
Segundo membro da banca
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
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Esta dissertação analisa as estratégias de credibilidade das organizações de fact-checking brasileiras Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Foram realizadas entrevistas com repórteres e editores de cada uma das plataformas de checagem, além de uma observação in loco na redação de Estadão Verifica e análise de documentos publicados pelas organizações estudadas em seus sites. O corpus foi analisado com base nas estratégias discursivas manifestadas, de acordo com Charaudeau (2006). A análise também permitiu que os dados coletados indicassem novas categorias de estratégias, elaboradas ao longo do trabalho. A autenticidade, a explicação e a atuação em parcerias estiveram presentes em todas as plataformas de checagem; a verossimilhança, o uso de etiquetas ou selos, a aproximação com os leitores e a educação dos leitores foram encontradas em duas organizações; e a demonstração de imparcialidade e a automatização do processo apareceram em apenas uma. A reflexão desenvolvida teve como base a compreensão do jornalismo como uma forma social de conhecimento cristalizada no singular (GENRO FILHO, 1987). A partir da discussão da crise do modelo de jornalismo profissional, é apresentada a centralidade das discussões sobre as fake news e o fact-checking como iniciativa de verificação de discursos e informações de redes sociais (PALÁCIOS, 2019). Essas discussões são postas em diálogo com a perspectiva de Comunicação e Trabalho (FIGARO, 2018), buscando entender as modificações que o modelo hegemônico de jornalismo sofre nesse contexto de crise. Foi possível identificar nas organizações de fact-checking algumas características de relações precárias de trabalho. Também pudemos indicar nos discursos dos profissionais entrevistados uma tentativa de afastamento e diferenciação da imprensa tradicional, em que as organizações de fact-checking parecem estar em busca de credibilidade, construída a partir do valor de transparência e fundamentada pela correspondência com a realidade.
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