Mostrar registro simples

dc.creatorBayer, Fabiane
dc.date.accessioned2022-07-18T14:50:57Z
dc.date.available2022-07-18T14:50:57Z
dc.date.issued2022-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25440
dc.description.abstractThis study is linked to the Professional Master's Degree at the Federal University of Santa Maria (UFSM) in the Pedagogical Management and Educational Contexts research line and its main objective is to understand how non-mandatory internships in Early Childhood Education classes in the Municipal Education Network impact on academic training. of the students of the Pedagogy courses at UFSM. It is also intended to know the perception of interns about the experiences they had during the non-mandatory internship period and the relationship with their academic training; to identify the teachers' perceptions in relation to their pedagogical role in the academic's formative process and, finally, to discuss the importance of the University - School relationship to compose common formative elements in the academic trajectory of Pedagogy courses. We have authors who approach the theme, sewing with the personal trajectory of formation and performance at school. With regard to initial teacher education, references were sought in authors such as Pimenta (2017), Formosinho (2019, 2020), Saballa (2019, 2020), Freire (2013), Ostetto (2012), Costa and Mello (2017). ), Altino (2020), Lima (2010, 2020), Tardif (2014). Regarding the methodological process of this research, references were sought in Minayo (1993), Gatti (2005), Silveira and Córdova (2009), Neto (1994), Guido and Costa (2016), Lima 2020). In order to share their knowledge and experiences, three students from Pedagogy courses at UFSM who work with non-mandatory internships in Kindergarten classes and four teachers from Nursery to Preschool classes at a Municipal Elementary School of public education network.The field research started with forms that were answered online by the research subjects and, in a second moment, we used Dialogue Groups, inspired by the Focus Group method, with academics and teachers. From the data collected, it was possible to observe that non-mandatory internships can contribute to the initial training of academics. However, the perception that theory and practice exist separately in academic training was also evidenced. As a product of this study, it is proposed to prepare a document that contains guidelines for monitoring and proposing reflections on the non-mandatory internships of the academics of the Pedagogy Course in the context of the school, in the Early Childhood Education classes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExperiências formativaspor
dc.subjectConhecimento compartilhadopor
dc.subjectUniversidade/escolapor
dc.subjectFormative experienceseng
dc.subjectShared knowledgeeng
dc.subjectUniversity/schooleng
dc.titleEstágios não obrigatórios na educação infantil: processos formativos de acadêmicas dos cursos de Pedagogia/UFSMpor
dc.title.alternativeNon-mandatory internships in early childhood education: training processes of academic courses of Pedagogy/UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal entender como os estágios não obrigatórios nas turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino repercutem na formação acadêmica das estudantes dos cursos de Pedagogia da UFSM. Buscou-se também conhecer a percepção das estagiárias acerca das experiências vivenciadas durante o período de estágio não obrigatório e a relação com a sua formação acadêmica; assim como identificar as percepções das professoras em relação ao seu papel pedagógico no processo formativo das acadêmicas e por fim discutir a importância da relação Universidade – Escola para compor elementos formativos comuns na trajetória das acadêmicas dos cursos de Pedagogia. Contamos com autores que abordam as temáticas abordadas na pesquisa, costurando com a trajetória pessoal de formação e atuação na escola. No que se refere a formação inicial de professores buscou-se conceitos como teoria e prática nos estágios, (Pimenta, 2017), Pedagogia das Relações (Formosinho , 2019, 2020), intervalo e tempo entre a Universidade e a Escola (Saballa, 2019,2020). Também contou-se com as inspirações nos conceitos de inacabamento (Freire, 2013), na forma poética de Ostetto, (2012), contar sobre as experiências formativas de estudantes de Pedagogia, os diferentes saberes que formam os saberes de professores/as a partir de Tardif (2014). Para compor o percurso desta pesquisa buscou-se referências em Minayo (1993), Gatti (2005), Silveira e Córdova (2009), Neto (1994), Guido e Costa (2016), Lima 2020). Como parte dos procedimentos metodológicos convidou-se para partilhar seus conhecimentos e vivências três estudantes dos cursos de Pedagogia da UFSM em estágio não obrigatório em turmas da Educação Infantil e quatro professoras das turmas de Berçário a Pré-escola de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A pesquisa de campo iniciou com formulários que foram respondidos de forma online pelos sujeitos da pesquisa e, num segundo momento, utilizou-se de Grupos de Diálogos, inspirados no método Grupo Focal, com as acadêmicas estagiárias e as professoras regentes de suas turmas. A partir dos dados coletados foi possível observar que os estágios não obrigatórios podem contribuir para a formação inicial das acadêmicas. Porém, a percepção de que teoria e prática existem em separado na formação acadêmica também foi evidenciada. A possibilidade de realizar práticas colaborativas nos estágios não obrigatórios também foi demonstrada e figura como uma das potências dessa experiência na formação acadêmica. Como produto desse estudo, propõe-se elaborar um documento que contenha orientações para acompanhamento e proposição de reflexões sobre os estágios não obrigatórios das/dos acadêmicas/os do Curso de Pedagogia no contexto da escola, nas turmas de Educação Infantil.por
dc.contributor.advisor1Lima, Graziela Escandiel de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2375135868191425por
dc.contributor.referee1Tomazzetti, Cleonice
dc.contributor.referee2Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee3Powaczuk, Ana Carla Hollweg
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185533846078938por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International