dc.creator | Bayer, Fabiane | |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T14:50:57Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T14:50:57Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25440 | |
dc.description.abstract | This study is linked to the Professional Master's Degree at the Federal University of Santa Maria
(UFSM) in the Pedagogical Management and Educational Contexts research line and its main
objective is to understand how non-mandatory internships in Early Childhood Education classes
in the Municipal Education Network impact on academic training. of the students of the Pedagogy
courses at UFSM. It is also intended to know the perception of interns about the experiences they
had during the non-mandatory internship period and the relationship with their academic training;
to identify the teachers' perceptions in relation to their pedagogical role in the academic's formative
process and, finally, to discuss the importance of the University - School relationship to compose
common formative elements in the academic trajectory of Pedagogy courses. We have authors
who approach the theme, sewing with the personal trajectory of formation and performance at
school. With regard to initial teacher education, references were sought in authors such as
Pimenta (2017), Formosinho (2019, 2020), Saballa (2019, 2020), Freire (2013), Ostetto (2012),
Costa and Mello (2017). ), Altino (2020), Lima (2010, 2020), Tardif (2014). Regarding the
methodological process of this research, references were sought in Minayo (1993), Gatti (2005),
Silveira and Córdova (2009), Neto (1994), Guido and Costa (2016), Lima 2020). In order to share
their knowledge and experiences, three students from Pedagogy courses at UFSM who work with
non-mandatory internships in Kindergarten classes and four teachers from Nursery to Preschool
classes at a Municipal Elementary School of public education network.The field research started
with forms that were answered online by the research subjects and, in a second moment, we used
Dialogue Groups, inspired by the Focus Group method, with academics and teachers. From the
data collected, it was possible to observe that non-mandatory internships can contribute to the
initial training of academics. However, the perception that theory and practice exist separately in
academic training was also evidenced. As a product of this study, it is proposed to prepare a
document that contains guidelines for monitoring and proposing reflections on the non-mandatory
internships of the academics of the Pedagogy Course in the context of the school, in the Early Childhood Education classes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Experiências formativas | por |
dc.subject | Conhecimento compartilhado | por |
dc.subject | Universidade/escola | por |
dc.subject | Formative experiences | eng |
dc.subject | Shared knowledge | eng |
dc.subject | University/school | eng |
dc.title | Estágios não obrigatórios na educação infantil: processos formativos de acadêmicas dos cursos de Pedagogia/UFSM | por |
dc.title.alternative | Non-mandatory internships in early childhood education: training processes of academic courses of Pedagogy/UFSM | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM) na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo
principal entender como os estágios não obrigatórios nas turmas de Educação Infantil da Rede
Municipal de Ensino repercutem na formação acadêmica das estudantes dos cursos de
Pedagogia da UFSM. Buscou-se também conhecer a percepção das estagiárias acerca das
experiências vivenciadas durante o período de estágio não obrigatório e a relação com a sua
formação acadêmica; assim como identificar as percepções das professoras em relação ao seu
papel pedagógico no processo formativo das acadêmicas e por fim discutir a importância da
relação Universidade – Escola para compor elementos formativos comuns na trajetória das
acadêmicas dos cursos de Pedagogia. Contamos com autores que abordam as temáticas
abordadas na pesquisa, costurando com a trajetória pessoal de formação e atuação na escola.
No que se refere a formação inicial de professores buscou-se conceitos como teoria e prática nos
estágios, (Pimenta, 2017), Pedagogia das Relações (Formosinho , 2019, 2020), intervalo e tempo
entre a Universidade e a Escola (Saballa, 2019,2020). Também contou-se com as inspirações
nos conceitos de inacabamento (Freire, 2013), na forma poética de Ostetto, (2012), contar sobre
as experiências formativas de estudantes de Pedagogia, os diferentes saberes que formam os
saberes de professores/as a partir de Tardif (2014). Para compor o percurso desta pesquisa
buscou-se referências em Minayo (1993), Gatti (2005), Silveira e Córdova (2009), Neto (1994),
Guido e Costa (2016), Lima 2020). Como parte dos procedimentos metodológicos convidou-se
para partilhar seus conhecimentos e vivências três estudantes dos cursos de Pedagogia da
UFSM em estágio não obrigatório em turmas da Educação Infantil e quatro professoras das
turmas de Berçário a Pré-escola de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da rede pública
de ensino. A pesquisa de campo iniciou com formulários que foram respondidos de forma online
pelos sujeitos da pesquisa e, num segundo momento, utilizou-se de Grupos de Diálogos,
inspirados no método Grupo Focal, com as acadêmicas estagiárias e as professoras regentes de
suas turmas. A partir dos dados coletados foi possível observar que os estágios não obrigatórios
podem contribuir para a formação inicial das acadêmicas. Porém, a percepção de que teoria e
prática existem em separado na formação acadêmica também foi evidenciada. A possibilidade
de realizar práticas colaborativas nos estágios não obrigatórios também foi demonstrada e figura
como uma das potências dessa experiência na formação acadêmica. Como produto desse
estudo, propõe-se elaborar um documento que contenha orientações para acompanhamento e
proposição de reflexões sobre os estágios não obrigatórios das/dos acadêmicas/os do Curso de
Pedagogia no contexto da escola, nas turmas de Educação Infantil. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2375135868191425 | por |
dc.contributor.referee1 | Tomazzetti, Cleonice | |
dc.contributor.referee2 | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.contributor.referee3 | Powaczuk, Ana Carla Hollweg | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0185533846078938 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |