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dc.contributor.advisorSilva, Mara Rubia Alves da
dc.creatorSarzi, Luana Zimmer
dc.date.accessioned2014-05-27T12:49:55Z
dc.date.available2014-05-27T12:49:55Z
dc.date.issued2013-02-26
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/255
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2013.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectNecessidades especiaispor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectPaispor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.titleDiferentes olhares sobre a inclusão: o que a família tem a dizer?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo conhecer, a partir da visão dos pais de alunos com necessidades especiais, como os projetos desenvolvidos no Centro de Educação Física e Desportos - CEFD, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, implicam no seu processo de inclusão em âmbito escolar. A investigação se deu a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (GIL, 2006). Posteriormente, a análise de dados seguiu-se em forma de análise de conteúdo (BARDIN, 2008), subdividindo-se nesse trabalho em três categorias: A família e o seu papel no desenvolvimento global do aluno com necessidades especiais; A compreensão do conceito de inclusão; O papel dos projetos, para o desenvolvimento global e inclusão escolar dos alunos participantes. As falas, dos familiares, gravadas e transcritas foram analisadas sob aspectos teóricos com base em autores como: Staincack e Stainback (1999), Cool, Marcesi e Palacios (2004), Carvalho (2000, 2004 e 2008), Hekavei e Oliveira (2009), entre outros. A partir dos dados obtidos pode-se perceber que os projetos desenvolvidos na UFSM, na visão dos pais dos alunos participantes, vêm constituindo-se como espaços estimuladores e precursores do processo de inclusão social e escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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