Diferentes olhares sobre a inclusão: o que a família tem a dizer?
dc.contributor.advisor | Silva, Mara Rubia Alves da | |
dc.creator | Sarzi, Luana Zimmer | |
dc.date.accessioned | 2014-05-27T12:49:55Z | |
dc.date.available | 2014-05-27T12:49:55Z | |
dc.date.issued | 2013-02-26 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/255 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2013. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Necessidades especiais | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Pais | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | Diferentes olhares sobre a inclusão: o que a família tem a dizer? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve por objetivo conhecer, a partir da visão dos pais de alunos com necessidades especiais, como os projetos desenvolvidos no Centro de Educação Física e Desportos - CEFD, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, implicam no seu processo de inclusão em âmbito escolar. A investigação se deu a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (GIL, 2006). Posteriormente, a análise de dados seguiu-se em forma de análise de conteúdo (BARDIN, 2008), subdividindo-se nesse trabalho em três categorias: A família e o seu papel no desenvolvimento global do aluno com necessidades especiais; A compreensão do conceito de inclusão; O papel dos projetos, para o desenvolvimento global e inclusão escolar dos alunos participantes. As falas, dos familiares, gravadas e transcritas foram analisadas sob aspectos teóricos com base em autores como: Staincack e Stainback (1999), Cool, Marcesi e Palacios (2004), Carvalho (2000, 2004 e 2008), Hekavei e Oliveira (2009), entre outros. A partir dos dados obtidos pode-se perceber que os projetos desenvolvidos na UFSM, na visão dos pais dos alunos participantes, vêm constituindo-se como espaços estimuladores e precursores do processo de inclusão social e escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |
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Educação Física Escolar [200]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Física Escolar