Gêneros e sexualidades nos currículos de formação docente: um florilégio de discussões e teorias nas instituições públicas do Rio Grande do Sul
Resumo
A presente monografia decorre de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as
bibliografias sobre a diversidade de gêneros e sexualidades propostas nos currículos de
licenciaturas nas universidades federais do estado gaúcho. Para isso, estrutura-se uma
pesquisa documental cujos dados são produzidos a partir das Propostas Pedagógicas
Curriculares, com foco nos objetivos e bibliografias nas ementas de disciplinas. Assim, são
estabelecidas análises qualitativas articuladas à proposta de um mapeamento que envolve 8
instituições públicas federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, nas quais foram
identificados 37 cursos em que se distribuem 39 disciplinas de caráter obrigatório que
abordam a temática múltipla de gêneros e sexualidades. Como resultados apresentam-se as
bibliografias norteadoras dos documentos analisados, onde se destacam as autorias de Guacira
Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Judith Butler. Constata-se ainda que as
ementas que integram as análises revelam objetivos concatenados as literaturas específicas, o
que corrobora com um bom embasamento curricular para o trabalho docente. Contudo,
existem desafios e barreiras que o tema das multiplicidades de identidades enfrenta para
chegar nas salas de aula, algumas ocasionadas devido relações de poder que atuam no
território de disputa do currículo.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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