Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorSouza, Lucas José de
dc.date.accessioned2022-08-01T12:08:08Z
dc.date.available2022-08-01T12:08:08Z
dc.date.issued2022-03-22
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25695
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis monograph stems from an research that aimed to investigate the bibliographies on the diversity of genders and sexualities proposed in the curricula of licentiate degrees at federal universities in the state of Rio Grande do Sul. For this purpose, we structured a documentary research whose data are produced from the Curricular Pedagogical Proposals, focusing on the objectives and bibliographies in the course documents. Thus, qualitative analyses are established articulated to the proposal of a mapping which involves 8 federal public institutions of higher education in Rio Grande do Sul, in which 37 courses were identified in which 39 compulsory subjects are distributed that address the multiple themes of gender and sexuality. As results we present the guiding bibliographies of the documents analyzed, where we highlight the authors Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall, and Judith Butler. It is also verified that the documents that integrate the analyses reveal objectives linked to specific literatures, which corroborates with a good curricular base for the teaching work. However, there are challenges and barriers that the topic of multiplicities of identities faces in getting into the classroom, some due to power relations that operate in the curriculum dispute territory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectOrientação sexualpor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.titleGêneros e sexualidades nos currículos de formação docente: um florilégio de discussões e teorias nas instituições públicas do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeGender and sexuality in teacher training curricula: a wealth of discussions and theories in public institutions of Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente monografia decorre de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as bibliografias sobre a diversidade de gêneros e sexualidades propostas nos currículos de licenciaturas nas universidades federais do estado gaúcho. Para isso, estrutura-se uma pesquisa documental cujos dados são produzidos a partir das Propostas Pedagógicas Curriculares, com foco nos objetivos e bibliografias nas ementas de disciplinas. Assim, são estabelecidas análises qualitativas articuladas à proposta de um mapeamento que envolve 8 instituições públicas federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, nas quais foram identificados 37 cursos em que se distribuem 39 disciplinas de caráter obrigatório que abordam a temática múltipla de gêneros e sexualidades. Como resultados apresentam-se as bibliografias norteadoras dos documentos analisados, onde se destacam as autorias de Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Judith Butler. Constata-se ainda que as ementas que integram as análises revelam objetivos concatenados as literaturas específicas, o que corrobora com um bom embasamento curricular para o trabalho docente. Contudo, existem desafios e barreiras que o tema das multiplicidades de identidades enfrenta para chegar nas salas de aula, algumas ocasionadas devido relações de poder que atuam no território de disputa do currículo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto