dc.contributor.advisor | Leão, Débora Ortiz de | |
dc.creator | Souza, Lucas José de | |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T12:08:08Z | |
dc.date.available | 2022-08-01T12:08:08Z | |
dc.date.issued | 2022-03-22 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25695 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This monograph stems from an research that aimed to investigate the bibliographies on the
diversity of genders and sexualities proposed in the curricula of licentiate degrees at federal
universities in the state of Rio Grande do Sul. For this purpose, we structured a documentary
research whose data are produced from the Curricular Pedagogical Proposals, focusing on the
objectives and bibliographies in the course documents. Thus, qualitative analyses are
established articulated to the proposal of a mapping which involves 8 federal public
institutions of higher education in Rio Grande do Sul, in which 37 courses were identified in
which 39 compulsory subjects are distributed that address the multiple themes of gender and
sexuality. As results we present the guiding bibliographies of the documents analyzed, where
we highlight the authors Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall, and Judith
Butler. It is also verified that the documents that integrate the analyses reveal objectives
linked to specific literatures, which corroborates with a good curricular base for the teaching
work. However, there are challenges and barriers that the topic of multiplicities of identities
faces in getting into the classroom, some due to power relations that operate in the curriculum dispute territory. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero | por |
dc.subject | Orientação sexual | por |
dc.subject | Licenciatura | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.title | Gêneros e sexualidades nos currículos de formação docente: um florilégio de discussões e teorias nas instituições públicas do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Gender and sexuality in teacher training curricula: a wealth of discussions and theories in public institutions of Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A presente monografia decorre de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as
bibliografias sobre a diversidade de gêneros e sexualidades propostas nos currículos de
licenciaturas nas universidades federais do estado gaúcho. Para isso, estrutura-se uma
pesquisa documental cujos dados são produzidos a partir das Propostas Pedagógicas
Curriculares, com foco nos objetivos e bibliografias nas ementas de disciplinas. Assim, são
estabelecidas análises qualitativas articuladas à proposta de um mapeamento que envolve 8
instituições públicas federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, nas quais foram
identificados 37 cursos em que se distribuem 39 disciplinas de caráter obrigatório que
abordam a temática múltipla de gêneros e sexualidades. Como resultados apresentam-se as
bibliografias norteadoras dos documentos analisados, onde se destacam as autorias de Guacira
Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Judith Butler. Constata-se ainda que as
ementas que integram as análises revelam objetivos concatenados as literaturas específicas, o
que corrobora com um bom embasamento curricular para o trabalho docente. Contudo,
existem desafios e barreiras que o tema das multiplicidades de identidades enfrenta para
chegar nas salas de aula, algumas ocasionadas devido relações de poder que atuam no
território de disputa do currículo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |