dc.creator | Mendonça, Fernanda Perez | |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T13:19:35Z | |
dc.date.available | 2022-08-01T13:19:35Z | |
dc.date.issued | 2021-03-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25699 | |
dc.description.abstract | This research presents an analysis of the representations of the rape culture and
gender violence from the films (registered culture) of the Brazilian filmmaker Karim
Aïnouz, specifically “O céu de Suely” (2006) and “A vida invisível” (2019), in order to
understand how these representations, thought from the hegemonic patriarchal
norms, dialogue with the context of production of the study objects (lived culture). It is
also intended to problematize the violent behaviors, mainly, the masculine ones, that
occur in the bosom of a patriarchal, sexist and misogynist society, that tries to keep
the woman under control of the gender standards, relegating to the feminine specific
and unequal places as related to freedoms, rights and security. For this, this study
explores the origins, motivations and trajectory of the rape culture and the practices
of gender violence, from a historical and conceptual survey, and from the exploration
of the social context that permeates this scenario. The theoretical foundation is based
on Cultural Studies and concepts such as representation, gender, culture and
hegemony. The methodology used is based on cultural-media analysis and on some
precepts of film analysis. The obtained results demonstrate that, in general, the
representations of the rape culture and gender violence, present in the registered
culture, dialogue in a reliable way with the experienced culture, identified through the
investigation of the historical, social and political context from the 1950s and
nowadays, from a perspective of power and gender relations. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estudos culturais | por |
dc.subject | Cultura do estupro | por |
dc.subject | Violência de gênero | por |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Cultural studies | eng |
dc.subject | Rape culture | eng |
dc.subject | Gender-based violence | eng |
dc.subject | Representation | eng |
dc.subject | Movie theater | eng |
dc.title | As representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir do cinema de Karim Aïnouz: uma análise dos filmes “O céu Suely” e “A vida invisível” | por |
dc.title.alternative | The representations of the rape culture and gender violence in Karim Aïnouz’s cinema: an analysis of the movies “O céu de Suely” and “A vida invisível”and “The invisible life” | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma análise das representações da cultura do estupro e da
violência de gênero a partir dos filmes (cultura registrada) do cineasta brasileiro
Karim Aïnouz, especificamente “O céu de Suely” (2006) e “A vida invisível” (2019),
com o objetivo de compreender de que forma essas representações, pensadas a
partir das normas patriarcais hegemônicas, dialogam com o contexto de produção dos
objetos de estudo (cultura vivida). Ainda, pretende-se problematizar os
comportamentos violentos, principalmente, os masculinos, que ocorrem no seio de
uma sociedade patriarcal, machista e misógina, que tenta manter a mulher sob
controle dos padrões de gênero, relegando ao feminino lugares específicos e
desiguais no que diz respeito a liberdades, direitos e segurança. Para tanto, este
estudo explora as origens, as motivações e a trajetória da cultura do estupro e das
práticas de violência de gênero, a partir do levantamento histórico e conceitual, e da
exploração do contexto social que permeia esse cenário. A fundamentação teórica
está aportada nos Estudos Culturais e em conceitos, como representação, gênero,
cultura e hegemonia. A metodologia utilizada está fundamentada na análise culturalmidiática
e em alguns preceitos da análise fílmica. Os resultados obtidos
demonstram que, de uma maneira geral, as representações da cultura do estupro e
da violência de gênero, presentes na cultura registrada, dialogam de uma forma
fidedigna com a cultura vivida, identificada por meio da investigação do contexto
histórico, social e político da década de 1950 e da contemporaneidade, desde uma
perspectiva das relações de poder e gênero, exemplificadas por ações violentas
contra a mulher de cunho físico, sexual, simbólico, psicológico e moral e
naturalização do estupro marital. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lisbôa Filho, Flavi Ferreira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9962424591141586 | por |
dc.contributor.referee1 | Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena | |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Elton | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2136404543376710 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |