Midiatização de ciência: a complexidade da abordagem de CT&I na cobertura telejornalística no Brasil e em Moçambique
View/ Open
Date
2022-03-28Primeiro membro da banca
Dalmolin, Aline Roes
Segundo membro da banca
Muatiacale, Leonilda Adelino António Sanveca
Terceiro membro da banca
Nhanale, Ernesto Constantino
Quarto membro da banca
Ferreira, Ricardo Alexino
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese dedica-se ao estudo do fenômeno da midiatização de ciência no telejornalismo a partir do aprofundamento da complexidade na mídia televisiva. Seu problema de pesquisa refere-se ao estudo da complexidade que envolve a abordagem dos assuntos sobre ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na cobertura telejornalística a partir da seguinte questão problema: Quais níveis de complexidade envolvem a abordagem sobre assuntos de ciência, tecnologia e inovação na cobertura telejornalística no Brasil e em Moçambique? Tem o objetivo geral de identificar e compreender a complexidade da midiatização de ciência na atividade telejornalística produzida a partir de duas realidades em TV aberta no Brasil e em Moçambique, distantes geograficamente, mas, ao mesmo tempo, próximas quanto a aspectos culturais. Propõe compreender a dinâmica da midiatização de ciência enquanto suporte na abordagem sobre ciência na televisão aberta, a partir de semelhanças e diferenças, de continuidades e descontinuidades comuns aos fenômenos comunicativos. A abordagem teórica considera a complexidade como uma categoria organizadora do conhecimento científico, instituidora da divisão e da especialização do trabalho, respondendo à diversidade de domínios que as ciências recobrem a partir de Morin (1996, 1999, 2000, 2002, 2003 e 2006) e a midiatização a partir de autores como Hjarvard (2000), Hepp (2000) e Verón (2000). Metodologicamente, a investigação partiu da pesquisa bibliográfica e da aplicações da análise de conteúdo de Bardin (2001), combina o protocolo de análise de conteúdo de notícias relacionadas à ciência e à tecnologia veiculadas por telejornais de Massarani et al (2012), adaptado com as perspectivas do modo de endereçamento de Gomes, I. M. (2007). O objeto empírico consiste em telejornais e notícias sobre a cobertura telejornalística no Brasil e em Moçambique sobre dois acontecimentos de repercussão internacional ligados ao conhecimento científico e ao interesse social. Eles compreendem, no Brasil, as queimadas na Amazônia, ocorridas entre julho e agosto de 2019 e, em Moçambique, a cobertura dos impactos do ciclone Idai, que arrasou a região central do país em março de 2019. O ciclone ocorreu enquanto realizávamos o doutorado sanduíche em Maputo. Os resultados apontam para a comprovação da nossa tese de que a midiatização de ciência vai além da ação instrumental que engloba a prática do jornalismo científico, principalmente quando o nível de complexidade empregado ultrapassa o envolvimento das características de ordem, desordem, interação e organização, sendo considerada de fundamental importância ao processo comunicativo e ao desenvolvimento humano em sociedade. Os cenários se mostram organizados e apresentam certa ordem quanto ao cumprimento das linhas editoriais adotadas, mas ao mesmo tempo um nível elevado de desordem quando verificados os aspectos constitutivos da elaboração da notícia sobre ciência para telejornais. Ambas realidades necessitam de atenção e melhor aproveitamento para que a midiatização de ciência alcance maior qualidade nos resultados esperados.
Collections
The following license files are associated with this item: