A disputa de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro à presidência do Brasil em 2018: análise argumentativa persuasiva das estratégias discursivas no instagram
Visualizar/ Abrir
Data
2020-03-31Primeiro membro da banca
Panke, Luciana
Segundo membro da banca
Casaqui, Vander
Terceiro membro da banca
Petermann, Juliana
Quarto membro da banca
Freire, Milena
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Entendemos que vivemos em uma sociedade em que a mídia permeia diversos campos e altera suas configurações diante dos avanços tecnológicos. Levando em conta esse cenário, nos propomos a contribuir com os pensamentos referentes às atividades comunicacionais, mais precisamente as publicitárias, em relação à construção estratégica das campanhas eleitorais. Nesse contexto, também entendemos a importância da imagem como um elemento argumentativo e persuasivo, em que não identificamos mais as fronteiras entre o discurso político e o discurso propagandista em um processo comunicacional que é composto principalmente pela emoção. Esse debate nos conduz a propor um entendimento sobre este assunto por meio da identificação das estratégias discursivas empregadas pelos candidatos Fernando Haddad e Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018 no Instagram. Para tanto, criamos o protocolo de Análise Argumentativa Persuasiva a partir das conceituações de Charaudeau (2010, 2016, 2017) sobre discurso, e de Roque (2016) e Barthes (2000) sobre a imagem. E também por meio de uma construção teórica que perpassa pelas afetações da publicidade e propaganda política (Habermas, 2014; Sant’anna, Júnior, Garcia, 2010; Neusa Gomes, 1997, 2004, 2008; Wilson Gomes, 2004; Albuquerque, 2005) e do conceito de publicização (Casaqui, 2011, 2014, 2019; Romeyer, 2015); além de estudos que nos permitem entender como se deu a evolução das campanhas eleitorais por meio do surgimento de novos meios de comunicação (Utida, 2011; Salgado, 2012; Iasulaitis, 2015; Panke e Cervi, 2011; Panke et al., 2011; Bozza e Panke, 2013; Norris, 2000; Marques, 2016; Massuchin e Tavares, 2011; e Miguel e Biroli, 2011; Gomes et al., 2009; Marques e Sampaio, 2013; Aggio, 2013; Ituassu et al., 2018; Braga; Carlomagno, 2019; Malini, 2018; Marques, 2018). Por fim, entende se, nesse processo, que a imagem é um dos elementos do discurso e que, junto com outras ferramentas do discurso político e do propagandista, integra o fazer comunicacional através de dispositivos argumentativos e persuasivos/emocionais potencializados pelo uso das redes sociais, nesse caso o Instagram, e que forma o que identificamos como publicização da política.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: