dc.contributor.advisor | Antunes, Mara Rubia | |
dc.creator | Lehnhard, Greice Rosso | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T14:14:29Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T14:14:29Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2579 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Aluno com deficiência | por |
dc.title | Aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física: discussões sobre a inclusão escolar | por |
dc.title.alternative | Student with physical disabilities Physical Education in schools: discussions on school inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo discutir como ocorre a inclusão de aluno com deficiência física em aulas de Educação Física. O grupo foi composto por onze alunos e pela professora responsável pelas aulas de Educação Física de uma classe do 1º ano do ensino regular de uma escola pública estadual de ensino regular da cidade de Santa Maria/RS. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: observações e entrevistas. As observações analisaram se as atividades favoreceram a inclusão, como o aluno com deficiência física participava e a relação entre os alunos durante as atividades. As entrevistas foram compostas por três roteiros: uma para o aluno com deficiência física; um para alunos sem deficiência e o terceiro para a professora. Os dados foram analisados através de três categorias: I. A participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física; II. A percepção dos alunos acerca da participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física; III. A percepção da professora acerca da participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física. Pode-se observar que a inclusão do aluno com deficiência física é favorecida nas aulas de Educação Física, mas na maioria das atividades tem auxílio da professora que relatou algumas dificuldades no planejamento das aulas. Os alunos relacionam-se bem, mas ainda são necessárias mudanças no intuito de consolidar a inclusão na turma. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |