dc.creator | Savegnago, Camila | |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T20:30:11Z | |
dc.date.available | 2022-08-05T20:30:11Z | |
dc.date.issued | 2022-06-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25815 | |
dc.description.abstract | This thesis has the purpose of demonstrating how the construction of the fictional universe of
António Lobo Antunes resembles the open system of rhizome, as in the concept elaborated by
Deleuze and Guattari (1980). More precisely, it approaches three novels of the Portuguese
writer: O esplendor de Portugal (1997), Comissão das Lágrimas (2011) and Até que as
Pedras se Tornem Mais leves que a Água (2017), works of different phases of Antunes’
production, but with a common theme: the colonial war, the decolonization process, the postcolonialism. The development of the study focuses mainly on the analysis of the category of
the character, also approaching other elements, such as narrator, time, space. The analysis of
the figuration of the main characters of these three novels evidences how they see themselves
and how they are seen by others, how they build their net of personal relationships and how
they are constituted by the spaces and times through which they move. Besides, as the
figuration of Antunes’ characters is built mainly through memory, it is also evaluated as a
powerful mechanism of legitimation or destabilization of some relations of power, reinforcing
processes related to forgetting and remembering and to the overcoming (or not) of individual
and collective traumas. Therefore, a reflection is made about the processes of memory and
identity that come as a result of the involvement of the characters with a determined colonial
context, related not only to sceneries of authoritarianism, different forms of violence,
relationships of domination / exploration, but also experiences of diaspora. The rhizomatic
approach allows the tracking of the multiple and heterogeneous connections among the life
experiences of the characters, the figuration dispositives and a certain historical context,
identifying convergences and divergences among the novels. In their connections, such
narratives can be read as a big coordination capable of projecting a complex, decentered,
problematizing perception of the recent history of Portugal and of the country in its
postcolonial condition. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | O esplendor de Portugal | por |
dc.subject | Comissão das Lágrimas | por |
dc.subject | Até que as pedras se tornem mais leves que a água | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Rizoma | por |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Rhizome | eng |
dc.title | A construção rizomática do universo ficcional em António Lobo Antunes | por |
dc.title.alternative | The rhizomatic construction of the fictional universe in António Lobo Antunes | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese tem o propósito de demonstrar como a construção do universo ficcional de António
Lobo Antunes se assemelha ao sistema aberto do rizoma, conforme conceituado por Deleuze
e Guattari (1980). Mais precisamente aborda três romances do escritor português: O
esplendor de Portugal (1997), Comissão das lágrimas (2011) e Até Que as Pedras se
Tornem Mais Leves que a Água (2017), exemplares de diferentes fases da produção
antuniana, mas com uma linha temática comum: a guerra colonial, o processo de
descolonização, o pós-colonialismo. O desenvolvimento do estudo recai sobre a análise,
sobretudo, da categoria da personagem, sem deixar de abordar outros elementos como
narrador tempo, espaço. A análise da figuração dos protagonistas desses três romances
evidencia como se veem e como são vistos pelos outros, como constroem sua rede de
relações interpessoais e como são constituídos pelos espaços e tempos por onde se
movimentam. Além disso, como a figuração das personagens antunianas se dá
predominantemente pelo viés da memória, ela também é avaliada enquanto um poderoso
mecanismo de legitimação ou desestabilização de determinadas relações de poder,
reforçando processos relacionados ao esquecer e ao lembrar e à superação (ou não) de
traumas individuais e coletivos. Portanto, reflete-se sobre os processos de memória e
identidade resultantes do envolvimento das personagens com determinado contexto colonial
relacionado não só a cenários de autoritarismo, diversas formas de violência, relações de
dominação/exploração, mas também experiências de diáspora. A abordagem rizomática
possibilita o rastreamento das múltiplas e heterogêneas conexões entre as vivências das
personagens, os seus dispositivos de figuração e certo contexto histórico, identificando
convergências e divergências entre os três romances. Nas suas relações, tais narrativas
podem ser lidas como um grande agenciamento capaz de projetar uma percepção complexa,
descentrada, problematizadora da história recente de Portugal e do país na sua condição póscolonial. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Raquel Trentin | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8414562554311704 | por |
dc.contributor.referee1 | Jorge, Silvio Renato | |
dc.contributor.referee2 | Bittencourt, Rita Lenira de Freitas | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Pedro Brum | |
dc.contributor.referee4 | Vivian, Ilse Maria da Rosa | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8419502892035639 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |