Mostrar registro simples

dc.creatorRosa, Mileni da Silveira Fernandes
dc.date.accessioned2022-08-19T11:27:44Z
dc.date.available2022-08-19T11:27:44Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25926
dc.description.abstractThis study is linked to the Professional Master in Public Policies and Educational Management, Research Line Pedagogical Management and Educational Contexts, in the theme: Education, health, accessibility and inclusion. Brings Food and Nutrition Education at School. This study aimed to discuss the influence of Food Nutrition Education in the school on the anthropometric parameters of the students. Qualitative and quantitative research was carried out by means of anthropometric data analysis of pre - primary education students from a private school located in the municipality of Santa Maria - RS. Data from the measurements made between the years 2012 and 2017, at the beginning and end of the school year, were analyzed, of 310 students, with a total of 929 measurements. It was found the prevalence of 47% of students with overweight being 18% obesity, this prevalence was higher among boys. In the comparison between the groups, the highest prevalence of obesity was in Pre I, being 52% overweight, and also the group with the greatest improvement in the Body Mass Index - IMC classifications throughout the school year. The paired t test was found to be p <0.02, showing a significant difference in the BMI classifications at the beginning and end of the school year. Overweight in childhood increases the risk of developing non-communicable chronic diseases in childhood diabetes and cardiovascular disease; it also affects their self-esteem and school performance. Food and Nutrition Education (EAN) is held at school as an incentive to healthy eating, regular exercise, and promote health. In conclusion, school managers, teachers and the entire school community need to be aware of their influence on the students and with the support of the family and responsible to encourage the EAN promoting change of habits, lifestyle changes improving the quality of life in childhood and that will reflect in adult life. As a result of this study, a self-explanatory guiding document was developed as a product of this study to be used by the teacher as a didactic device for the orientation of the pedagogical activities in the school space and to assist those responsible in the feeding at home.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectNutriçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectNutritioneng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleEducação alimentar nutricional da escolapor
dc.title.alternativeNutritional food education in schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, na temática: Educação, saúde, acessibilidade e inclusão. Aborda a Educação Alimentar e Nutricional da Escola. Este estudo teve por objetivo discutir sobre a influência da Educação Nutricional Alimentar da escola nos parâmetros antropométricos dos alunos. A pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa realizou por meio de análise dos dados antropométrico de alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada no município de Santa Maria – RS. Foram coletados os dados das aferições realizadas entre os anos de 2012 e 2017, no início e final do ano letivo. Encontrados dados de 310 alunos sendo um total de 929 aferições com uma prevalência de 47% dos alunos com excesso de peso sendo 18% obesidade, essa prevalência foi maior entre os meninos. No comparativo entre as turmas a maior prevalência de obesidade foi no Pré I, sendo 52% excesso de peso, e também foi a turma com maior melhora nas classificações do Índice de Massa Corporal-IMC ao longo do ano letivo. Através do teste t pareados encontrou-se p< 0,02 onde demonstra diferença significativa das classificações de IMC do início e final do ano letivo. O excesso de peso na infância aumenta o risco de aparecimento de doenças crônico não transmissíveis ainda na infância como diabetes e doenças cardiovasculares, também afeta a autoestima delas e o desempenho escolar. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é realizada na escola como um incentivo a alimentação saudável, exercício físico regular e promoção da saúde. Em conclusão, gestores escolares, professores e toda comunidade escolar precisa ser conscientizada de sua influência nos alunos e com apoio da família e responsáveis incentivar a EAN promovendo mudança de hábitos, mudanças de estilo de vida melhorando a qualidade de vida na infância e que irá refletir na vida adulta. Como resultado desse estudo, foi elaborado como produto um documento orientador autoexplicativo, para ser utilizado pelo professor como dispositivo didático para a orientação das atividades pedagógicas no espaço escolar e auxiliar os responsáveis na alimentação em casa.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Marquezan, Lorena Ines Peterini
dc.contributor.referee2Saccol, Ana Lúcia de Freitas
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1405470234965938por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International