Estudo da viabilidade de aplicabilidade de diferentes métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos e intertravados em um condomínio horizontal na cidade de Santa Maria/RS
Abstract
Um pavimento caracteriza-se por um conjunto de camadas de espessuras finitas, as quais têm por finalidade resistir às solicitações geradas pelo tráfego de veículo. Dentre os tipos de revestimento estão os blocos intertravados, blocos de concreto que, quando intertravados sobre uma camada de areia, impedem o deslocamento destes e resistem, portanto, às solicitações geradas. Já os pavimentos asfálticos caracterizam-se a partir de uma mistura entre agregados e ligantes asfálticos, os quais,
dosados corretamente, garantem as resistências necessárias para absorver os esforços gerados em conjunto com as demais camadas. Ambos os tipos de pavimento possuem seus métodos de dimensionamento específico e o presente trabalho objetiva avaliar a aplicabilidade de diferentes métodos de cálculo para o dimensionamento de um pavimento em um condomínio horizontal fechado de alto padrão na cidade de Santa Maria/RS, o qual possui baixo tráfego. Ainda, objetiva-se, neste
estudo, realizar um comparativo financeiro entre todos os resultados de dimensionamento obtidos. Neste projeto foram utilizados os métodos de dimensionamento do DNER e do MeDiNa para o dimensionamento de concreto asfáltico e de tratamento superficial e o método de cálculo do PCA/84 e do CMAA para os blocos intertravados. O estudo constatou que o uso do método DNER para a condição analisada no trabalho não é adequado, por resultar em um superdimensionamento. Ainda, o
uso de tratamento superficial não se torna uma opção satisfatória também em função da sua baixa aplicabilidade no mercado. Sendo assim, o pavimento intertravado apresentou-se como o mais adequado para esta situação, sendo, também, a opção economicamente mais viável.
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- TCC Engenharia Civil [302]
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