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dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.creatorWolschick, Josiane
dc.date.accessioned2022-08-23T17:39:21Z
dc.date.available2022-08-23T17:39:21Z
dc.date.issued2022-08-15
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25951
dc.description.abstractA pavement is caracterizes by a set of layers of finite thicknesses, which are intended to resis the demands generated by vehicle traffic. Among the types of coating are the interlocking blocks, concrete blocks that When interlocked over a layer of sand, prevent their displacement and therefore resist the demands generated. Asphalt paviments are caracterized from a mixture of asphalt aggregates and binders, which, when correctly doses, grarantee the necessary resistance to absorb the efforts generated together with the other layers. both types of paviment have their specific design methods and the presente work aims to evaluate the applicability of diferente calculation methods for the design of a floor in a high standard closed horizontal condominium in the city of Santa Maria/RS, which has a low traffic. Still, the objetctive of this study is to make a financial comparison between all the design results obtained. In this project, the DNER and MeDiNa design methods were used for the design of aspahlt concrete and surface tratment and the PCA/84 and CMAA calculation method for the interlocking blocks. The study found that the use of the DNER method for the condition analyzed at work is not adequate, as it result in an oversizing. Still, the use of surface tratment doesn’t become a satisfactory option also due to it’s low applicability in the market. Therefore, the interlocked pavement presented itself the mos suitable for this situation, being algo de most economically viable option.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectpavimento asfálticopor
dc.subjectpavimento intertravadopor
dc.subjectdimensionamento de pavimentospor
dc.subjectpavimentos em condomínios fechadospor
dc.subjectSanta Maria/RSpor
dc.subjectasphalt pavementeng
dc.subjectinterlocked pavementeng
dc.subjectfloor sizingeng
dc.subjectfloors in closed condominiumseng
dc.titleEstudo da viabilidade de aplicabilidade de diferentes métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos e intertravados em um condomínio horizontal na cidade de Santa Maria/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoUm pavimento caracteriza-se por um conjunto de camadas de espessuras finitas, as quais têm por finalidade resistir às solicitações geradas pelo tráfego de veículo. Dentre os tipos de revestimento estão os blocos intertravados, blocos de concreto que, quando intertravados sobre uma camada de areia, impedem o deslocamento destes e resistem, portanto, às solicitações geradas. Já os pavimentos asfálticos caracterizam-se a partir de uma mistura entre agregados e ligantes asfálticos, os quais, dosados corretamente, garantem as resistências necessárias para absorver os esforços gerados em conjunto com as demais camadas. Ambos os tipos de pavimento possuem seus métodos de dimensionamento específico e o presente trabalho objetiva avaliar a aplicabilidade de diferentes métodos de cálculo para o dimensionamento de um pavimento em um condomínio horizontal fechado de alto padrão na cidade de Santa Maria/RS, o qual possui baixo tráfego. Ainda, objetiva-se, neste estudo, realizar um comparativo financeiro entre todos os resultados de dimensionamento obtidos. Neste projeto foram utilizados os métodos de dimensionamento do DNER e do MeDiNa para o dimensionamento de concreto asfáltico e de tratamento superficial e o método de cálculo do PCA/84 e do CMAA para os blocos intertravados. O estudo constatou que o uso do método DNER para a condição analisada no trabalho não é adequado, por resultar em um superdimensionamento. Ainda, o uso de tratamento superficial não se torna uma opção satisfatória também em função da sua baixa aplicabilidade no mercado. Sendo assim, o pavimento intertravado apresentou-se como o mais adequado para esta situação, sendo, também, a opção economicamente mais viável.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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