Caracterização da cultura do fumo no Vale do Rio Pardo
Resumo
produtor de fumo em folha do país, sobretudo, na região do Vale do Rio Pardo, por sua representatividade na indústria fumageira do Brasil, sendo responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo.
Como forma de analisar estes fatores, este trabalho buscou construir uma caracterização dos aspectos históricos, sociais e de mercado no cultivo de fumo na região do Vale do Rio Pardo.
A pesquisa, quanto aos seus procedimentos técnicos, foi caracterizada a partir de bases teóricas, da análise de dados estatísticos e dados secundários, assim como de estudos científicos que auxiliaram na interpretação histórica e na atual configuração da cultura do fumo no Vale do Rio Pardo, considerando o desenvolvimento, as características da região na produção e no uso do território na produção fumageira. Analisando o cenário atual, em que persiste a predominância da cultura do fumo, ressalta-se a importância do reconhecimento dos jovens como atores para o desenvolvimento e sucessão nos estabelecimentos, para manutenção e introdução de novos cultivos nas propriedades produtoras em fumo da região. Além disso, os programas de apoio aos produtores de fumo proporcionam maior possibilidade de crescimento e aumento da renda na agricultura familiar, melhorando as perspectivas, condições familiares e econômicas.
Coleções
- TCC Agronomia [97]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: