Posicionamento e influência digital: uma análise do Instagram do Magazine Luiza
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Data
2022-08-10Autor
Silva, Vanessa Fátima Zatti da
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Posicionar-se é uma maneira de demonstrar na prática as convicções que uma organização tem, sua missão, visão, valores, propósitos e objetivos. Mas para que posicionamentos organizacionais gerem valor ao influenciar públicos a pensarem sobre temas específicos, é necessário saber como fazer isso de maneira assertiva. E quando se trata de posicionamento digital, torna-se ainda mais complexo, uma vez que a internet é um espaço que auxilia as organizações a serem notadas, reconhecidas e influentes. Porém, as marcas estão lidando cada vez mais com interagentes informados, ativistas e influentes, os usuários-mídia (TERRA,2011), sejam eles pessoas ou marcas. Assim, o presente estudo visa entender os posicionamentos do Magazine Luiza no Instagram sobre temas sociais, culturais e ambientais e as estratégias de influência através da análise das publicações do Instagram. Desta forma, para melhor compreensão, foram acionados os conceitos de identidade, imagem, reputação, presença digital, usuário-mídia, posicionamento e influência digital. A metodologia do trabalho é baseada em pesquisa bibliográfica, documental e observação encoberta não participativa, tendo a análise compreendido o período o ano de 2021, classificando e analisando conteúdos com teor de posicionamento sobre temas sociais, culturais e ambientais. Com isso, após observação e análise de 52 postagens no Instagram do período de um ano, é possível inferir que o Magazine Luiza tem um posicionamento estruturado, coerente e condizente com os valores da marca, promovendo ações assertivas que enfatizam o debate de assuntos que são pertinentes na sociedade como representatividade, inclusão, diversidade racial e de gênero, violência contra a mulher, responsabilidade socioambiental e outros, alinhando isso ao propósito de gerar valor e conexão com os públicos com os quais se relaciona, de forma humanizada e empática.
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