Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
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A utilização de ambientes informatizados no contexto da gestão escolar
(2009-12-18)Este estudo tem como temática a inserção da informática no contexto educativo. Seus principais objetivos são: contextualizar o avanço da tecnologia no meio social e educacional, situando a inserção de softwares educacionais ... -
Utilização de análise de agrupamento para a identificação e caracterização das propriedades fumageiras de Paraíso do Sul
(2006-04-17)A identificação dos sistemas de produção efetivamente usados pelos produtores é importante para subsidiar as instituições de pesquisa agropecuária e extensão rural na geração e transferência de tecnologias compatíveis com ... -
A utilização de aplicativos como estímulo à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na educação infantil
(2019)A educação inclusiva, a partir da implantação da Política Nacional de Educação Especial, tem apontado para a necessidade de utilização de novos recursos e metodologias para o estímulo, desenvolvimento e aprendizagem dos ... -
Utilização de aprendizado profundo para detecção de anomalias em redes de computadores
(2019-12-04)A ideia de uma máquina de aprendizagem inteligente e independente fascinou os humanos por décadas, hoje, diversos fatores se uniram para tornar a aprendizagem de máquina uma realidade. Neste contexto da inteligência ... -
Utilização de big data como suporte à mineração de registros de rede para sistemas de detecção de intrusão
(2017-12-14)Sistemas de Detecção de Intrusão referem-se aos meios técnicos de descobrir acessos indevidos em uma rede, indicando ações maliciosas. Porém, tais ferramentas requerem um alto nível de processamento, bem como elevada ... -
Utilização de deep learning para reconhecimento de gestos com imagens do sensor Kinect nas bases de dados MSRC-12 e NTU RGB+D
(2021-02-11)Este trabalho apresenta uma aplicação de redes neurais artificiais de aprendizagem profunda para reconhecimento de gestos através de imagens capturadas por um sensor Kinect. Para realizar o treinamento das redes neurais ... -
A utilização de elementos sinestésicos na construção do curta-metragem "Sangria" em Super 8
(2022)O presente projeto visa compreender o conceito de sinestesia aplicado no meio audiovisual. E, por meio do processo analógico e dos demais elementos que compõem o cinema, realizar um curta-metragem, de caráter experimental. ... -
A utilização de espaços como metodologia de ensino: potencializando a aprendizagem e o brincar
(2018-12-19)Esse trabalho tem como assunto principal a utilização de espaços, como metodologia de ensino, trata-se de uma análise de relatório de estágio, no qual eu era a própria professora da prática. Essa pesquisa se desenvolveu ... -
A utilização de imagens para melhor compreensão do conteúdo em aulas de Geografia
(2011-10-22)A Geografia sempre se utilizou de imagens para transmitir o conhecimento. Com este intuito esse projeto foi desenvolvido com a aplicação de duas técnicas de ensino, em uma turma de terceira série de uma escola particular ... -
A utilização de indicadores e a medição de desempenho na gestão pública
(2013-01-07)O presente trabalho tem por objetivo identificar o papel que os indicadores de desempenho exercem em um cenário de crescente exigência do cidadão em relação à prestação de serviços públicos. A gestão pública evoluiu nas ... -
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica
(2020-12-08)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização dos Jogos Educacionais Digitais como forma de Metodologia Ativa de Ensino, para oportunizar uma Aprendizagem Significativa aos alunos da Educação Básica. Realizou-se ... -
Utilização de jogos educativos computadorizados na educação infantil
(2011)Este artigo trata da utilização de jogos educativos computadorizados na educação infantil; mas nos dias de hoje essa tecnologia está presente em todos os lugares, que vai desde o computador ao celular, e querendo ou não ... -
A utilização de jogos educativos de computador na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
(2017-10-27)Este artigo relata a experiência da aplicação dos jogos educativos de computador a cinco alunos com necessidades educacionais especiais de jardim ao quarto ano da Escola de Ensino Fundamental Conrado Doeth, localizada no ... -
A utilização de jogos online como ferramenta de auxílio na fixação de atividades desenvolvidas na alfabetização
(2014-12-19)Este artigo trata do uso de jogos online para a fixação de atividades do processo de alfabetização de crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa busca inserir o uso de jogos de alfabetização como ferramenta ... -
A utilização de jogos online em sala de aula
(2020-12-11)Este artigo propõe realizar uma pesquisa sobre a utilização de jogos online em sala de aula, com a intenção de analisar as principais motivações que permitam ao professor utilizar jogos como apoio aos processos de ensino ... -
A utilização de jogos para o ensino e aprendizagem da função quadrática
(2018-12-08)Este trabalho de conclusão de curso apresenta o planejamento e o desenvolvimento de uma aula sobre a função quadrática utilizando como recurso didático o jogo de cartas. Para tanto foi realizado um estudo sobre os conceitos ... -
Utilização de métodos exatos para a resolução do problema de marketing direto com oferta de produtos
(2018)O crescente aumento da competitividade exige cada vez mais uma maior eficiência operacional e racionalização dos recursos empregados. Neste contexto, o emprego de ferramentas de engenharia é essencial para que as empresas ... -
Utilização de mídias digitais no ensino de fatos fundamentais
(2014-12-19)O artigo proposto objetivou analisar a utilização das mídias digitais e sua importância para o processo de construção do seu conhecimento. Foram desenvolvidas atividades relacionadas à multiplicação utilizando as mídias ... -
Utilização de objeto de aprendizagem: relato de experiência de ensino de leitura e escrita
(2010-11-05)Este artigo descreve a experiência de uso de um objeto de aprendizagem, disponibilizado num ambiente virtual, utilizado com o objetivo de aperfeiçoar competências de leitura e produção de texto para (re)direcionar ... -
A utilização de objetos de aprendizagem como recurso pedagógico
(2011)O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica a qual se destina a criação, aplicação e ao desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem, a partir de softwares conhecidos e de fácil manuseio. Destaca-se ...