Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
Itens para a visualização no momento 4839-4858 of 12666
-
Escola Marista Santa Maria: uma experiência em gestão escolar
(2008-02-29)Este trabalho analisa uma experiência de redução dos índices de reprovação na Escola Marista Santa Marta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, da aplicação de uma proposta alternativa referenciada ... -
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga: processo para uma escola inclusiva
(2010-12-20)Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações práticas necessárias a serem desenvolvidas no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, a fim de favorecer o processo de inclusão de alunos ... -
Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
(2019-07-11)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir ... -
A escola no meio digital: novos desafios do ensinar e do aprender
(2011)A escola tem uma importante função social e por isso, necessita ser conhecida e analisada dentro da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Esse artigo refere-se ao estudo de caso desenvolvido em uma das escolas municipais ... -
Escola pública: laicidade e gestão democrática
(2017-11-28)Este trabalho surge a partir das vivências enquanto acadêmica do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o que possibilitou a ação-reflexão acerca da prática docente. O problema ... -
Escola regular e gestão da política pública inclusiva: narrativas docentes
(2011-03-03)Esta pesquisa tem como objetivo discutir como as políticas públicas para inclusão vêm repercutindo no contexto escolar e como os professores estão se apropriando de tais iniciativas. A reflexão aqui proposta insere-se nas ... -
Escola sem partido e desreconhecimento lésbico: lesbofibia e luta por reconhecimento
(2023-12-18)O presente trabalho refere-se a pesquisa realizada pela autora entre os anos de 2018 e 2023 e se propõe à interpretação, a partir da Teoria do Reconhecimento, dos efeitos do Movimento Escola Sem Partido (ESP), especialmente ... -
Escola sem partido” e “escola sem mordaça”: o (não)lugar da escola como um espaço de ciências e o conflito entre epistemologias do conhecimento
(2019-12-17)O presente trabalho de conclusão de graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se propõe a investigar as visões epistemológicas presentes, e em disputa, nos textos dos projetos de lei “Escola ... -
Escola urbana para educandos de assentamentos rurais. Quem responde às necessidades desses atores do campo?
(2015-12-15)O presente artigo é oriundo de uma pesquisa realizada em novembro de 2014 para o trabalho final da especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM trata-se ... -
Escola x deficiência cognitiva na busca de seus determinantes
(2008-01)Este artigo aborda a noção do déficit cognitivo dentro da escola enquanto estrutura que formata pessoas e as classifica em aptas ou inaptas para a aprendizagem. Alguns autores selecionados previamente e que deram a sua ... -
Escola, educação física e judô: possibilidades para aulas inclusivas
(2019-02-15)O presente trabalho versa temas de grande relevância para Educação Física Escolar. O estudo traz consigo as interações entre a Escola, Educação Física e o Judô relacionando como isso é trabalhado, a fim de ocasionar uma ... -
Escola, sociedade, ambiente e gestão sustentável
(2012-11)Este estudo consiste em analisar formas de promover uma gestão escolar sustentável, através de pequenas ações, buscando estratégias metodológicas para conscientização dos envolvidos. Nesse sentido, foi feita análise da ... -
Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática
(2012-11-30)A presente monografia objetivou analisar a opinião de gestores, professores, funcionários, comunidade escolar e alunos sobre a gestão democrática referente ao entendimento desse conceito, participação da família na escola ... -
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
(2010-12-13)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular, sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a ... -
Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
(2010-12-14)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos surdos na rede regular de ensino com o objetivo de investigar como o aluno surdo pode ser incluído no contexto da ... -
Escolarização inclusiva: construindo uma sociedade para todos
(2010-12-14)Este artigo monográfico busca evidenciar uma educação inclusiva a fim de construir uma sociedade para todos, salientando que para tanto é preciso estudo, discussão, relatos, vivências de educadores e demais interessados ... -
A escolarização obrigatória dos quatro aos dezessete anos de idade: reflexões tecidas no cotidiano escolar
(2010-08-27)Esta monografia investiga quais são os desafios impostos à gestão educacional de uma escola pública, considerando-se a prerrogativa legal que amplia a obrigatoriedade da escolarização para quatorze anos de duração, com ... -
A escolarização para adolescentes em conflito com a lei: um olhar sobre suas expectativas e seu entendimento sobre a educação
(2011-12)O objetivo deste trabalho é refletir as expectativas das adolescentes privadas de liberdade em relação à escola e seus posicionamentos e entendimento sobre a educação. Trata-se de adolescentes em conflito com a lei ... -
Escolas de educação infantil em Santa Maria/RS e repercussões inter-relacionadas à lei nº 12.796/2013
(2018-02-28)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional, tem por tema Educação Infantil e políticas públicas de ... -
Escolas do campo de Crissiumal: uma realidade que necessita ser compreendida em sua particularidade
(2013-11-29)Os benefícios sociais e culturais da escola do campo cuja finalidade é perpetrar uma educação que privilegie a realidade do campo, e a condição para que ela exista e trabalhe de maneira satisfatória é a percepção e a ...