Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
Itens para a visualização no momento 7903-7922 of 12662
-
Luto e pandemia: implicações para a saúde mental e as contribuições da atenção primária à saúde
(2021-02-26)Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou situação pandemia por conta do novo coronavírus, agente causador da doença COVID-19 relacionado a síndrome respiratória aguda grave (SARS-COV-2). Uma das consequências ... -
Luxação patelar medial bilateral e displasia coxofemoral bilateral em um gato – relato de caso
(2006-02-24)A luxação patelar e a displasia coxofemoral são doenças raras em gatos, mais comumente estudadas em cães, sendo até os dias atuais um desafio para os clínicos e cirurgiões veterinários. Algumas pesquisas têm relatado a ... -
Luxação patelar medial em cães
(2005-10-11)A luxação patelar medial consiste no deslocamento da patela de sua posição anatômica normal na tróclea femoral e é considerada uma das afecções mais comuns da articulação fêmuro-tibio-patelar do cão. A causa pode ser de ... -
Luz, câmera e educação inclusiva: um relato de aprendizagens e práticas pedagógicas inclusivas através de um festival de vídeos
(2018-12-21)Este artigo revela alguns resultados da pesquisa sobre práticas pedagógicas inclusivas através da realização de um festival de vídeos em uma escola da rede municipal de ensino de São Gabriel no estado do Rio Grande do Sul. ... -
O lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007)Este trabalho é o relatório dos resultados de uma pesquisa qualitativa, com foco num estudo de caso e busca destacar o lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, capaz de ... -
O lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividade
(2007-12-20)O presente artigo visa discutir a importância do lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com Transtorno em Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tem como base o estudo de caso realizado em um ... -
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
(2010-06-27)O estudo teve como objetivos a contextualização e o desenvolvimento da ação docente nos seus aspectos pedagógicos e educacionais, observando entre outros, o planejamento e a implementação dos planos pedagógicos, bem como ... -
O lúdico e a construção do conhecimento diante das novas tecnologias
(2010-11-26)O eixo principal e objetivo deste artigo é ressaltar a importância do uso das novas tecnologias nas escolas para a construção do conhecimento, possibilitando uma maior compreensão das atividades que venham a ser desenvolvidas ... -
O lúdico na aprendizagem: jogos pedagógicos através da mídia
(2011-07-01)Este trabalho apresenta a importância do lúdico no processo de aprendizagem, principalmente na alfabetização com jogos pedagógicos através da mídia, utilizando diferentes softwares educativos instalados no computador e ... -
O lúdico na educação infantil aliado a era digital
(2017-10-21)O presente trabalho tem por objetivo mostrar que o brincar e a contação de histórias na educação infantil agregado ao uso das tecnologias serve para socializar as crianças para que interajam e desenvolvam a imaginação e a ... -
O lúdico na educação infantil: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
(2015-11-27)A proposta desse trabalho concentra-se no estudo da presença do lúdico no cotidiano escolar em conjunto com uma gestão democrática. Nesse sentido, teve-se como objetivo principal analisar e refletir sobre questões políticas ... -
Lúdico no contexto da sala de aula
(2007)Ao constatar a ausência de motivação e uma grande lacuna de aprendizagem com índices elevados de reprovação nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhar na segunda série com alunos apresentando dificuldades de ... -
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
O lúdico no processo de ensino aprendizagem como recurso pedagógico
(2010-11)A educação é uma instituição que tem por finalidade promover a educação e para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora. A brincadeira mostrada através da ... -
Lúdico no processo ensino-aprendizagem por meio de softwares educacionais
(2011-06-24)O artigo aborda sobre softwares educacionais e teve como objetivo principal analisar a aplicação de atividades lúdicas mediadas por essa tecnologia e avaliar sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. ... -
Machado místico: experimentação em um livro-objeto de contos de Machado de Assis
(2023-12)O “Machado Místico” é um projeto experimental de um livro-objeto que traz contos de Machado de Assis que abordam a temática esotérica. Objetivou-se com este trabalho construir um projeto experimental de um livro-objeto de ... -
Maconha Medicinal: O enquadramebto midiático da Revista Veja
(2023-07-21)Este trabalho pretende investigar os embates em torno da regulamentação da maconha para fins medicinais a partir de plataformas digitais da revista Veja. A discussão em torno da regulamentação da maconha medicinal no ... -
“Maçã”: projeto experimental de um média-metragem
(2023-12-11)Este trabalho visa proporcionar a experiência de vivenciar as etapas de uma produção audiovisual, através da produção de um média-metragem ficcional, no qual atuo como roteirista, diretora, produtora e montadora. “Maçã”, ... -
Magnetoimpedância em multicamadas de Ni81Fe19/Ir50Mn50
(2014-01-16)Neste trabalho foi realizado um estudo da magnetoimpedância (MI) em multicamadas de [NiFe(t)/IrMn(20nm)/Ta(1nm)] × 20, com t = 10, 20, 40 nm. As amostras foram depositadas sobre substratos de vidro num magnetron sputerring. ... -
Magreza compulsória: a construção do padrão de beleza e a aversão ao corpo gordo
(2022-10-10)Historicamente é possivel perceber que a construção do padrão estético sofre mudanças conforme a sociedade se desenvolve e de acordo com o que ela julga ser o ideal. Esses padrões são voltados principalmente para as mulheres, ...