Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por área do CNPQ "700800700501"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 104
-
Problematizações sobre o aluno da escola inclusiva e o olhar clínico que inventa a criança anormal
(2022-02-11)O presente artigo monográfico tem como objetivo problematizar como o aluno da escola foi sendo produzido socialmente, através do olhar clínico que inventou a criança anormal. Traçado por questionamentos que foram sendo ... -
Estratégias de ensino para alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino regular
(2018-12-12)Esta pesquisa aborda a temática alfabetização de sujeitos de com Deficiência Intelectual, que surgiu do interesse em pesquisar quais os recursos são utilizados para potencializar o desenvolvimento e a ... -
As narrativas produzidas sobre os alunos com autismo: uma análise de documentos escolares
(2018)A presente pesquisa tem como temática as narrativas produzidas em estudantes com autismo em documentos escolares. Por mais haja uma expansão e a evolução das discussões sobre a inclusão escolar desses sujeitos, ainda é um ... -
O ensino colaborativo como proposta de inclusão escolar para estudantes com deficiência intelectual através do modelo de ensino híbrido
(2022-09-13)Este trabalho objetivou realizar uma pesquisa do tipo estudo de caso, a fim de analisar as contribuições que o Ensino Colaborativo tem trazido para as novas formas de atuação docentes, a fim de promover a inclusão de ... -
Os programas governamentais de incentivo à primeira infância e seus efeitos para uma criança com autismo
(2022-02-15)No Brasil, em 2006, foi criado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no ano de 2016, inspirado no PIM, o Governo Federal criou o Programa Criança Feliz ... -
A aprendizagem do sistema braille por pessoas com cegueira adquirida
(2018-12-10)Este trabalho procurou reconhecer as formas de aprendizagem e os efeitos do Sistema Braille na Socialização das pessoas com cegueira adquirida. Como referencial teórico são citados: Vygotsky ... -
A permanência de acadêmicos com deficiência visual na UFSM: desafios e possibilidades
(2018-12-10)O presente trabalho tem por objetivo apresentar as condições de permanência que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece aos acadêmicos com deficiência visual durante sua formação no Ensino Superior. O ... -
Músicas infantis como instrumento facilitador para o aprendizado da Libras por crianças ouvintes
(2018)A presente pesquisa é oriunda do Projeto de Extensão: Grupo Mãos Bilíngues, desenvolvido no Centro de Educação pelo Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. Originou-se também da ... -
Transtorno do espectro autista (TEA), desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolar
(2023-02-02)Esse Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), tem como objetivo averiguar os desafios para a educação especial na formação de ... -
Família: desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual em um município da região central do RS
(2017-12-04)Este estudo possui como tema central: os desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual – DI em um município da região central do RS, através de narrativas de ... -
Alunos com dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento das inteligências múltiplas
(2022-02-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de aprendizagem e teve como objetivo identificar e compreender como ocorre o desenvolvimento das inteligências ... -
Educação Especial e Educação Infantil: um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas
(2023-01-30)Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem como tema principal “educação especial e educação infantil, um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas” e, como seu objetivo principal, investigar como se dão ... -
Desenho universal para a aprendizagem e a implementação nas escolas brasileiras: um estudo sobre a produção científica
(2023-02-03)O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo teve o objetivo de investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está sendo implementado ... -
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
(2023-07-06)O presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo ... -
Percepções de educadoras especiais no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual
(2018-12-14)Esta pesquisa intitulada “Percepções de Educadoras Especiais no processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual”, teve como objetivo analisar as estratégias pedagógicas que educadoras ... -
Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
(2022-12-06)A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves que as dificuldades para visualizar esse público podem ... -
Práticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
(2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política ... -
Estratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
(2023-07-08)Alfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da ... -
A equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down - um estudo de caso em Santa Maria - RS
(2017-12-11)Este trabalho tem como tema central a equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down. O uso do cavalo como mediador em atividades terapêuticas tem aumentado nos últimos anos, trazendo benefícios aos ... -
Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2021-08-16)Este estudo tem como tema a inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa busca responder como ocorre o processo de inclusão de pessoas com deficiência ...