O empreendedorismo na gestão educacional: uma inovação da educação
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo estudar o empreendedorismo aplicado à gestão educacional, suas vantagens, desvantagens, limites e possibilidades. Para tanto, a metodologia apresentada foi realizada através de pesquisa bibliográfica
em livros, revistas, artigos científicos publicados e demais fontes de consulta, de
natureza qualitativa. A análise dos dados coletados demonstrou ser essencial que
os gestores educacionais tenham formação sobre o empreendedorismo, para que
possam orientar a equipe docente nas instituições escolares, oferecendo suporte
teórico e metodológico aos mesmos, através de situações-problema que envolvam
este tema. Pode-se concluir que o empreendedorismo não se traduz em uma
novidade momentânea e passageira, pois o incentivo a criatividade ao gosto pelo
saber, através de conteúdos escolares inovadores e personalizados, podem
contribuir para que o aluno se constitua um aprendiz para empreender novos
desafios. A capacidade de gerir e mediar relações de aprendizagem
empreendedoras é uma atitude esperada para gestores educacionais
comprometidos com a qualidade da educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]