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dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorDalleaste, Rauhana
dc.date.accessioned2022-09-06T11:49:42Z
dc.date.available2022-09-06T11:49:42Z
dc.date.issued2021-03-03
dc.date.submitted2021-03-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26101
dc.description.abstractThis study is the result of a qualitative research, case study type (Triviños, 1897) that aimed to investigate the teachers of Common Education and Special Education understanding in regards to School Inclusion and Collaborative Teaching in a small town in the countryside of Rio Grande do Sul. The data gathering occurred through semi structured interviews which were analyzed based on the Content Analysis by Bardin (2016). The main theoretical foundation was based on Honnef (2018), Mendes, Vilaronga and Zerbato (2018), and Capellini and Zerbato (2019) which address Special Education, more specifically, School Inclusion and Collaborative Teaching. Based on the research, the participants have shown, within possibilities, to have knowledge regarding the themes and to attempt to develop in their pedagogical practices. Even though they highlighted the importance of improving and building knowledge on Special Education and Collaborative Teaching, they have brought suggestions on how they can be developed, opening possibilities for future interventions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectEnsino comumpor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectCollaborative teachingeng
dc.titleInclusão escolar e ensino colaborativo: um estudo com professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeSchool inclusion and collaborative teaching: a study with local teachers from a countryside town in Rio Grande do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEducação Especial - Licenciatura plenapor
dc.description.resumoEste estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Triviños, 1897) que buscou investigar a compreensão de professores de Ensino Comum e de Educação Especial a respeito da Inclusão Escolar e do Ensino Colaborativo em um município de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas a partir do método de análise de conteúdo de Bardin (2016). O embasamento teórico principal deu-se a partir de Honnef (2018), Mendes, Vilaronga e Zerbato (2018) e Capellini e Zerbato (2019) que abordam sobre a Educação Especial e, de modo mais específico, sobre a Inclusão Escolar e o Ensino Colaborativo. A partir da pesquisa, percebeu-se que os participantes demonstraram, dentro das possibilidades, ter conhecimento sobre as temáticas e buscam desenvolvê-las em suas práticas pedagógicas. Mesmo assim, ressaltaram a importância de aprimorar e construir conhecimentos sobre a Inclusão Escolar e o Ensino Colaborativo e trouxeram sugestões de ações que podem ser desenvolvidas, abrindo possibilidades para intervenções futuras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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