dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Dalleaste, Rauhana | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T11:49:42Z | |
dc.date.available | 2022-09-06T11:49:42Z | |
dc.date.issued | 2021-03-03 | |
dc.date.submitted | 2021-03-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26101 | |
dc.description.abstract | This study is the result of a qualitative research, case study type (Triviños, 1897) that aimed to investigate the teachers of Common Education and Special Education understanding in regards to School Inclusion and Collaborative Teaching in a small town in the countryside of Rio Grande do Sul. The data gathering occurred through semi structured interviews which were analyzed based on the Content Analysis by Bardin (2016). The main theoretical foundation was based on Honnef (2018), Mendes, Vilaronga and Zerbato (2018), and Capellini and Zerbato (2019) which address Special Education, more specifically, School Inclusion and Collaborative Teaching. Based on the research, the participants have shown, within possibilities, to have knowledge regarding the themes and to attempt to develop in their pedagogical practices. Even though they highlighted the importance of improving and building knowledge on Special Education and Collaborative Teaching, they have brought suggestions on how they can be developed, opening possibilities for future interventions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Ensino colaborativo | por |
dc.subject | Ensino comum | por |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.subject | Collaborative teaching | eng |
dc.title | Inclusão escolar e ensino colaborativo: um estudo com professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | School inclusion and collaborative teaching: a study with local teachers from a countryside town in Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial - Licenciatura plena | por |
dc.description.resumo | Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Triviños, 1897) que buscou investigar a compreensão de professores de Ensino Comum e de Educação Especial a respeito da Inclusão Escolar e do Ensino Colaborativo em um município de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas a partir do método de análise de conteúdo de Bardin (2016). O embasamento teórico principal deu-se a partir de Honnef (2018), Mendes, Vilaronga e Zerbato (2018) e Capellini e Zerbato (2019) que abordam sobre a Educação Especial e, de modo mais específico, sobre a Inclusão Escolar e o Ensino Colaborativo. A partir da pesquisa, percebeu-se que os participantes demonstraram, dentro das possibilidades, ter conhecimento sobre as temáticas e buscam desenvolvê-las em suas práticas pedagógicas. Mesmo assim, ressaltaram a importância de aprimorar e construir conhecimentos sobre a Inclusão Escolar e o Ensino Colaborativo e trouxeram sugestões de ações que podem ser desenvolvidas, abrindo possibilidades para intervenções futuras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |