Sensibilizando gestores escolares sobre a importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental
Abstract
O presente trabalho é dirigido aos gestores escolares, pais, professores e,
todas as pessoas responsáveis pelas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem
como propósito conhecer as características do desenvolvimento da criança, sob
os aspectos motor, cognitivo e sócio-afetivo e sua implicação com o jogo. A
relação entre o jogo e a educação sempre despertou a atenção de pensadores
desde os mais remotos tempos da humanidade. O brincar se constitui numa ação
metafórica, que contribui para o desenvolvimento integral da criança e propicia a
construção do conhecimento. Tanto os jogos, como as atividades lúdicas, quando
bem aplicadas e orientadas, favorecem o desenvolvimento do indivíduo desde as
séries inicias do Ensino Fundamental. Assim, nessas etapas deve-se valorizar
essa forma alegre e prazerosa de trabalho, para que a criança possa desenvolver
toda sua potencialidade em tempo hábil, facilitando as etapas seguintes de seu
desenvolvimento. Sensibilizando os Gestores Escolares a partir das pesquisas
que os jogos são importantes na escola, mas antes disso são importantes para a
vida
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]