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dc.contributor.advisorLink, Dionisio
dc.creatorLopes, Julieta Maria Dal Castel
dc.date.accessioned2017-01-26T12:43:24Z
dc.date.available2017-01-26T12:43:24Z
dc.date.issued2010-03-27
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2613
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe ancient practice of using tea crossed the barriers and obstacles during the evolutionary process and reached the present day, is widely used by most of the world population as a source of effective therapeutic resource. The use of plants with bioactive purposes of treatment and cure of disease dates back to the beginning of civilization since the time when the man awoke to consciousness and began a long course of handling, adaptation and modification of natural resources for their own benefit. This study aimed to implement a teaching garden plant in the city of bioactive Tupanciretã. First, there arose a theoretical framework for the critical and current on Bioactive Plants, the empirical knowledge, medicinal plants from cultivation to extraction. Then systematize the answers to the application of an instrument in the form of a questionnaire. He also reports that the understanding of Plant Bioactive remains strongly attached to conservatism. It was found that the recovery and use of bioactive plants, takes place until the present day, the interviewees were women between the ages of 50 to 70 years, they are farmers, so the knowledge acquired and used shall be forwarded by ensuring a preservation of the cultures.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectPlantaspor
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.titleImplantação de um horto didático de plantas bioativas no município de Tupanciretãpor
dc.title.alternativeImplementation of a teaching bloactive plant garden in the city of Tupanciretãeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA prática milenar do uso de chás ultrapassou as barreiras e obstáculos durante o processo evolutivo e chegou até os dias atuais, sendo amplamente utilizada por grande parte da população mundial como fonte de recurso terapêutico eficaz. O uso das plantas bioativas com fins de tratamento e cura de doenças, remonta ao início da civilização, desde o momento em que o homem despertou para a consciência e começou um longo percurso de manuseio, adaptação e modificação dos recursos naturais para seu próprio benefício. O presente trabalho teve como objetivo a implantação de um horto didático de plantas bioativas no Município de Tupanciretã. Primeiramente, levantou-se um referencial teórico na visão crítica e atual sobre Plantas Bioativas, os conhecimentos empíricos, as plantas medicinais desde o cultivo à extração. Em seguida, sistematizaram-se as respostas com a aplicação de um instrumento na forma de questionário. Relata ainda que o entendimento sobre Plantas Bioativas continua fortemente ligado ao preservacionismo. Verificou-se que o resgate e a utilização das plantas bioativas, acontece até os dias de hoje, as pessoas entrevistadas foram mulheres entre a faixa etária de 50 a 70 anos, as mesmas são produtoras rurais, sendo assim o conhecimento adquirido e usado será transmitido garantindo uma preservação das culturas herdadas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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