Desafios da interdisciplinaridade na prática educacional: um estudo de caso na Escola Érico Veríssimo
Resumo
As leis educacionais, em geral, procuram estabelecer critérios sobre o quê, como, quando e por quem os alunos devem ser ensinados. Além disso, elas ditam as maneiras de testar o que foi apreendido. Esse tipo de critério avaliativo da aprendizagem tem por meta direcionar as habilidades que o aluno deve adquirir na sua formação escolar. No caso das Ciências Sociais, por exemplo, a meta de ensino é de desenvolver no aluno a habilidade de perceber e saber enfrentar os fenômenos sociais – uma sociedade globalizada –, nos quais ele está inserido, com seus problemas e dificuldades e os avanços tecnológicos. Enquanto o mundo caminha em passos largos e acelerados, a escola engatinha e se deixa ficar em sua estagnação, não acompanhando o progresso, como em outros setores. Baseado na busca de novas teorias é que o professor deve sempre buscar a pesquisa e refletir sobre suas práticas pedagógicas, e que neste início de século XXI o conhecimento tem sido adquirido por meio da integração cultural e com diversos campos científicos. Não há campo de conhecimento isolado ou que não tenha, culturalmente, sofrido influência de outros campos. Com a internet e a facilidade dos sistemas e tecnologias da informação estamos vivendo num mundo que é praticamente impossível o isolamento. Por sentir esse distanciamento em meus estudos e leituras feitas sobre a temática interdisciplinar da realidade escolar e a preparação dos jovens para a vida profissional é que busco investigar se acontecem e, se acontecem, como ocorrem as práticas interdisciplinares na Escola Estadual Erico Verissimo.