Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSiqueira, Holgonsi Soares Gonçalves
dc.creatorXavier, Airton Ziegler
dc.date.accessioned2017-02-01T11:11:52Z
dc.date.available2017-02-01T11:11:52Z
dc.date.issued2016-07
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2618
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2016.por
dc.description.abstractEducational laws generally seek to establish criteria on what how, when and by whom should be taught. Moreover, they dictate the ways to test what was seized. This type of evaluative criteria of learning aims at directing the skills that students must acquire in their education. In the case of Social Sciences, for example, the educational goal is to develop the student's ability to understand and learn to face social phenomena - a global society - in which it is inserted, with its problems and difficulties and technological advances. While the world is moving in large and accelerated steps in its infancy school and allowed to stay in its stagnation, not following the progress as in other sectors. Based on the search for new theories is that the teacher should always seek to research and reflect on their teaching practices, and that this beginning of XXI century, knowledge has been acquired through cultural integration and various scientific fields. There are isolated field of knowledge or culturally that has not been influenced other fields. With the internet and the ease of systems and information technology, we are living in a world that is virtually impossible isolation. To feel this gap in my studies and readings on the interdisciplinary theme of school reality and preparing young people for working life is to seek to investigate whether happen and happen as interdisciplinary practices in the State School Erico Verissimo.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectCiências sociaispor
dc.subjectProfessorpor
dc.titleDesafios da interdisciplinaridade na prática educacional: um estudo de caso na Escola Érico Veríssimopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoAs leis educacionais, em geral, procuram estabelecer critérios sobre o quê, como, quando e por quem os alunos devem ser ensinados. Além disso, elas ditam as maneiras de testar o que foi apreendido. Esse tipo de critério avaliativo da aprendizagem tem por meta direcionar as habilidades que o aluno deve adquirir na sua formação escolar. No caso das Ciências Sociais, por exemplo, a meta de ensino é de desenvolver no aluno a habilidade de perceber e saber enfrentar os fenômenos sociais – uma sociedade globalizada –, nos quais ele está inserido, com seus problemas e dificuldades e os avanços tecnológicos. Enquanto o mundo caminha em passos largos e acelerados, a escola engatinha e se deixa ficar em sua estagnação, não acompanhando o progresso, como em outros setores. Baseado na busca de novas teorias é que o professor deve sempre buscar a pesquisa e refletir sobre suas práticas pedagógicas, e que neste início de século XXI o conhecimento tem sido adquirido por meio da integração cultural e com diversos campos científicos. Não há campo de conhecimento isolado ou que não tenha, culturalmente, sofrido influência de outros campos. Com a internet e a facilidade dos sistemas e tecnologias da informação estamos vivendo num mundo que é praticamente impossível o isolamento. Por sentir esse distanciamento em meus estudos e leituras feitas sobre a temática interdisciplinar da realidade escolar e a preparação dos jovens para a vida profissional é que busco investigar se acontecem e, se acontecem, como ocorrem as práticas interdisciplinares na Escola Estadual Erico Verissimo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples