Ensino de Sociologia: formação dos docentes e o ensino nas escolas estaduais de Santa Maria/RS
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi o levantamento acerca do ensino das Ciências Sociais nas
escolas estaduais de Santa Maria. O estudo foi desenvolvido em 23 escolas da rede estadual de Santa Maria que oferecem a disciplina de Sociologia no Ensino Médio Politécnico. A pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento sobre a formação dos professores que lecionam Sociologia nas escolas públicas estaduais de Santa Maria e quais as suas concepções acerca da Sociologia e da prática docente. O estudo tem como motivação, o final do prazo para a implantação da disciplina no currículo de todos anos do Ensino Médio. A indagação contempla também, a forma como o conhecimento sociológico está sendo transmitido para estes alunos. Como os professores trabalham este conhecimento, como realizam a transição do saber sábio ao saber escolar. A forma como os professores percebem a Sociologia na escola. Busca entender a realidade desta disciplina que figura como uma das mais recente no currículo obrigatório do Ensino Médio, e por isso ainda carece de levantamentos e questionamentos sobre quem está ministrando e como o conhecimento sociológico está sendo passado aos estudantes, dada a complexidade dos temas abordados pela Sociologia e sua
importância na formação do estudante como cidadão ativo e reflexivo.