dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Nascimento, Cleber do | |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T11:12:02Z | |
dc.date.available | 2017-02-01T11:12:02Z | |
dc.date.issued | 2016-07 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2619 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The objective of this research was the rising concerning the teaching of the Social sciences in Santa Maria's state schools. The study was developed at 23 schools of Santa Maria's state net that offer the discipline of Sociology in the Polytechnic Medium Teaching. The research aims to survey on the training of teachers who teach sociology in the public schools of Santa Maria and what their conceptions of sociology and teaching practice. The study has as motivation, the end of the period for the implantation of the discipline in the curriculum of all years of the Medium Teaching. The inquiry also meditates the form as the sociological knowledge is being transmitted for these students. As the teachers work this knowledge, as they accomplish the transition of the wise knowledge to the school knowledge. The form as the teachers notice the Sociology in the school, search to understand the reality of this discipline that represents
as the most recent in the obligatory curriculum of the Medium Teaching, and for that it still
lacks risings and questionings on who it is supplying and I eat the sociological knowledge is being passed to the students, given the complexity of the themes approached by the Sociology and his/her importance in the student's formation as active and reflexive citizen. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Ciências sociais | por |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.subject | Medium teaching | eng |
dc.subject | Formation teaching | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Social sciences | eng |
dc.title | Ensino de Sociologia: formação dos docentes e o ensino nas escolas estaduais de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | Sociology of education: teachers training and education in state schools Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi o levantamento acerca do ensino das Ciências Sociais nas
escolas estaduais de Santa Maria. O estudo foi desenvolvido em 23 escolas da rede estadual de Santa Maria que oferecem a disciplina de Sociologia no Ensino Médio Politécnico. A pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento sobre a formação dos professores que lecionam Sociologia nas escolas públicas estaduais de Santa Maria e quais as suas concepções acerca da Sociologia e da prática docente. O estudo tem como motivação, o final do prazo para a implantação da disciplina no currículo de todos anos do Ensino Médio. A indagação contempla também, a forma como o conhecimento sociológico está sendo transmitido para estes alunos. Como os professores trabalham este conhecimento, como realizam a transição do saber sábio ao saber escolar. A forma como os professores percebem a Sociologia na escola. Busca entender a realidade desta disciplina que figura como uma das mais recente no currículo obrigatório do Ensino Médio, e por isso ainda carece de levantamentos e questionamentos sobre quem está ministrando e como o conhecimento sociológico está sendo passado aos estudantes, dada a complexidade dos temas abordados pela Sociologia e sua
importância na formação do estudante como cidadão ativo e reflexivo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |