Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorNascimento, Cleber do
dc.date.accessioned2017-02-01T11:12:02Z
dc.date.available2017-02-01T11:12:02Z
dc.date.issued2016-07
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2619
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe objective of this research was the rising concerning the teaching of the Social sciences in Santa Maria's state schools. The study was developed at 23 schools of Santa Maria's state net that offer the discipline of Sociology in the Polytechnic Medium Teaching. The research aims to survey on the training of teachers who teach sociology in the public schools of Santa Maria and what their conceptions of sociology and teaching practice. The study has as motivation, the end of the period for the implantation of the discipline in the curriculum of all years of the Medium Teaching. The inquiry also meditates the form as the sociological knowledge is being transmitted for these students. As the teachers work this knowledge, as they accomplish the transition of the wise knowledge to the school knowledge. The form as the teachers notice the Sociology in the school, search to understand the reality of this discipline that represents as the most recent in the obligatory curriculum of the Medium Teaching, and for that it still lacks risings and questionings on who it is supplying and I eat the sociological knowledge is being passed to the students, given the complexity of the themes approached by the Sociology and his/her importance in the student's formation as active and reflexive citizen.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectCiências sociaispor
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectMedium teachingeng
dc.subjectFormation teachingeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSocial scienceseng
dc.titleEnsino de Sociologia: formação dos docentes e o ensino nas escolas estaduais de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeSociology of education: teachers training and education in state schools Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi o levantamento acerca do ensino das Ciências Sociais nas escolas estaduais de Santa Maria. O estudo foi desenvolvido em 23 escolas da rede estadual de Santa Maria que oferecem a disciplina de Sociologia no Ensino Médio Politécnico. A pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento sobre a formação dos professores que lecionam Sociologia nas escolas públicas estaduais de Santa Maria e quais as suas concepções acerca da Sociologia e da prática docente. O estudo tem como motivação, o final do prazo para a implantação da disciplina no currículo de todos anos do Ensino Médio. A indagação contempla também, a forma como o conhecimento sociológico está sendo transmitido para estes alunos. Como os professores trabalham este conhecimento, como realizam a transição do saber sábio ao saber escolar. A forma como os professores percebem a Sociologia na escola. Busca entender a realidade desta disciplina que figura como uma das mais recente no currículo obrigatório do Ensino Médio, e por isso ainda carece de levantamentos e questionamentos sobre quem está ministrando e como o conhecimento sociológico está sendo passado aos estudantes, dada a complexidade dos temas abordados pela Sociologia e sua importância na formação do estudante como cidadão ativo e reflexivo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples