Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDeltrégia, Claudia Fernanda
dc.creatorSilva, Mariana Nascimento Bol da
dc.date.accessioned2022-09-22T20:10:01Z
dc.date.available2022-09-22T20:10:01Z
dc.date.issued2022-02-23
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26239
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2022.por
dc.description.abstractFrom a bibliographical research together with my practical experience as ateacherinthe context of a private piano studio, we sought to organize and describeplayful teaching activities aimed at learning piano for beginner children aged between5and12 years old. , developed over years of teaching practice. These activitiessought tofocus on the teaching of musical and piano fundamentals fromthree perspectives:sustainability, planning and creativity, and were designed in such awayastointroduce the instrument teacher not only as a professional facilitator of learning, butalso as an agent with personal and social responsibility within theeducational process. Therefore, the objective of this work is to contribute with ideas that stimulateplayfulness within the piano class in an organized, creative way and usingmaterialsin a sustainable way. The purpose is not only to facilitate the learningof musical concepts or to offer new ideas and materials that can be used in a pianoclass, butmainly to provoke reflections on the importance of the teacher's autonomyasareflective professional and agent inserted in the broad educational context of theirstudents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPedagogia do pianopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectPiano pedagogyeng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.titleAtividades lúdicas no ensino de piano para crianças: ideias para escolha e aplicação conscientespor
dc.title.alternativePlay activities in children's piano teaching: ideas for conscious choice and applicationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMúsica: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogiapor
dc.description.resumoA partir de uma pesquisa bibliográfica em conjunto com a minha experiênciapráticacomo professora no contexto de um estúdio de piano privado, buscou-seorganizaredescrever atividades de ensino lúdicas voltadas para o aprendizado depianodecrianças iniciantes com idades entre 5 e 12 anos, desenvolvidas ao longodeanosde prática docente. Essas atividades buscaram focar no ensino de fundamentosmusicais e pianísticos a partir de três perspectivas: a sustentabilidade, oplanejamento e a criatividade, e foram pensadas de maneira a inserir o professordeinstrumento não apenas como um profissional facilitador do aprendizado, mastambém como agente com responsabilidade pessoal e social dentro doprocessoeducacional. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir comideiasqueestimulem a ludicidade dentro da aula de piano de forma organizada, criativaefazendo uso de materiais de maneira sustentável. A finalidade nãoéapenasfacilitar o aprendizado de conceitos musicais ou oferecer novas ideias emateriaisutilizáveis em uma aula de piano, mas principalmente provocar reflexões acercadaimportância da autonomia do professor como profissional reflexivo e agenteinseridono amplo contexto educacional de seus alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto