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dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorBorba, Juliana Severino de
dc.date.accessioned2017-02-01T11:13:21Z
dc.date.available2017-02-01T11:13:21Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2625
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFanzinespor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.subjectEnsino de sociologiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleA confecção de fanzines como recurso didático no ensino de Sociologia para o ensino médiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoOs fanzines ou zines, se apresentaram para mim no final da década de 1990. Estas revistas artesanais proporcionaram aos adolescentes da época divulgarem suas ideias a cerca da política e cultura do Brasil deste período, transformando-se em grandes aliadas para os movimentos contraculturais e sindicalistas. Foi uma época de grandes discussões sobre políticas de privatização e reforma agrária. Certamente os adolescentes se valeram dos fanzines na construção de ideais e participação política. Esta esperiência reforça o objetivo deste trabalho de oportunizar aos alunos do Ensino Médio a reflexão acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula na disciplina de Sociologia a partir da confecção de revistas artesanais – fanzines. Tendo em vista a escacez de material didático, específico na área das Ciências Sociais, com os fanzines, os alunos serão os próprios agentes da construção de conteúdos, a partir de teorias preconizadas pelo professor/supervisor, abrindo um espaço normamente reduzido para o diálogo e atuação cidadã. Os fanzines se apresentam como forma de experimentação de arte e conteúdo, de cidadania, ativismo político e ideológico que muitas vezes não é oportunizado aos alunos pelos conteúdos prontos e sistematizados nos currículos escolares do ensino médio. Esta troca de saberes entre professor e alunos busca a construção do conhecimento a partir da reflexão sobre as teorias Sociológicas que serão readaptadas através de colagens, fragmentos de texto, desenhos, poesia, etc, nas revistas criadas e confeccionadas pelos alunos, buscando desta forma, transceder o senso comum e a simples reprodução de conteúdos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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