Pedagogia/EaD/UFSM: projeto e implementação
Resumo
Este trabalho de Monografia traz elementos do projeto pedagógico do Curso de
Pedagogia/EaD/UFSM. Tendo em vista as políticas educacionais do governo
brasileiro, que a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE e do
Plano de Desenvolvimento Educacional - PDE delineou metas para garantir acesso
a Educação Superior pública no Brasil, para isso, criou o Sistema Universidade
Aberta do Brasil – UAB. No primeiro capítulo abordamos as principais legislações
que formalizaram a regulamentação da Universidade Aberta do Brasil - Decreto
5.622/05 e 5.800/06 destacando sua relevância para o contexto social e político
atual. Neste mesmo capítulo destacamos a implementação da educação a distância
como modalidade de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
LDB/96, assim como, as resoluções que a definiram como modalidade permanente
no sistema de ensino brasileiro. No segundo capítulo apresentamos reflexões sobre
o projeto pedagógico e a implementação do Curso de Pedagogia/EaD/UFSM. Além
disso, apontamos a evasão através do número de alunos matriculados nos
diferentes semestres do Curso através das três ofertas em andamento, na primeira
oferta dos 280 alunos ingressantes no primeiro semestre de 2008 até o segundo
semestre de 2010, 68 evadiram representando 24,28%. Na segunda oferta dos 260
alunos matriculados no primeiro semestre de 2009 até o segundo semestre de 2010,
30 evadiram totalizando 21,15%. E na terceira oferta dos 177 alunos matriculados no
primeiro semestre de 2010 até o segundo semestre de 2010, 08 evadiram
totalizando 4,51%. As considerações finais do trabalho procuram ponderar os
aspectos teóricos do sistema UAB com as práticas gestoras do Curso, trazendo
reflexões sobre questões políticas e sociais a fim de visualizar possibilidades para a
Educação Superior. Com isso, acreditamos estar contribuindo com possíveis
alternativas no processo de implementação e Gestão dos cursos na modalidade a
distância oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria.
Coleções
- Gestão Educacional [294]