dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Silva, Valmir da | |
dc.date.accessioned | 2014-05-28T14:35:42Z | |
dc.date.available | 2014-05-28T14:35:42Z | |
dc.date.issued | 2011-03-03 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/263 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This work brings elements Monograph of the pedagogical project of the Education
Course/EaD/UFSM. Given the educational policies of the Brazilian government,
which from the guidelines of the National Education Plan - PNE and Plan of
Educational Development - PDE outlined goals to ensure access to public higher
education in Brazil, for it created the Open University Brazil - UAB. In the first chapter
we address the major legislation that formalized the rules of the Open University of
Brazil - Decree 5.622/05 and 5.800/06 highlighting its relevance to current social and
political context. In this same chapter we highlight the implementation of distance
education as a means of teaching the Law of Directives and Bases of National
Education LDB/96, as well as the resolutions that defined it as continuous mode in
the Brazilian educational system. In the second chapter we present reflections on the
pedagogical and implementation of the Education Course/EaD/UFSM. Moreover, we
point to the avoidance by the number of students enrolled in different semesters of
course offerings through three ongoing, at the first offer of 280 freshmen in the first
half of 2008 until the second half of 2010, 68 escaped representing 24.28% . In the
second offering of 260 students enrolled in the first half of 2009 until the second half
of 2010, 30 escaped totaling 21.15%. And the third offering of 177 pupils enrolled in
the first half of 2010 until the second half of 2010, escaped 2008 totaling 4.51%. The
final consideration of the work they seek to balance the theoretical aspects of the
system UAB with the practical management of the course, bringing thoughts on
political and social issues in order to envision possibilities for Higher Education. Therefore, we believe we are contributing to the possible alternatives in
the process of implementation and management courses in the distance mode
offered by the Federal University of Santa Maria. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Projeto/implementação | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.title | Pedagogia/EaD/UFSM: projeto e implementação | por |
dc.title.alternative | Pedagogy/EaD/UFSM: design and implementation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de Monografia traz elementos do projeto pedagógico do Curso de
Pedagogia/EaD/UFSM. Tendo em vista as políticas educacionais do governo
brasileiro, que a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE e do
Plano de Desenvolvimento Educacional - PDE delineou metas para garantir acesso
a Educação Superior pública no Brasil, para isso, criou o Sistema Universidade
Aberta do Brasil – UAB. No primeiro capítulo abordamos as principais legislações
que formalizaram a regulamentação da Universidade Aberta do Brasil - Decreto
5.622/05 e 5.800/06 destacando sua relevância para o contexto social e político
atual. Neste mesmo capítulo destacamos a implementação da educação a distância
como modalidade de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
LDB/96, assim como, as resoluções que a definiram como modalidade permanente
no sistema de ensino brasileiro. No segundo capítulo apresentamos reflexões sobre
o projeto pedagógico e a implementação do Curso de Pedagogia/EaD/UFSM. Além
disso, apontamos a evasão através do número de alunos matriculados nos
diferentes semestres do Curso através das três ofertas em andamento, na primeira
oferta dos 280 alunos ingressantes no primeiro semestre de 2008 até o segundo
semestre de 2010, 68 evadiram representando 24,28%. Na segunda oferta dos 260
alunos matriculados no primeiro semestre de 2009 até o segundo semestre de 2010,
30 evadiram totalizando 21,15%. E na terceira oferta dos 177 alunos matriculados no
primeiro semestre de 2010 até o segundo semestre de 2010, 08 evadiram
totalizando 4,51%. As considerações finais do trabalho procuram ponderar os
aspectos teóricos do sistema UAB com as práticas gestoras do Curso, trazendo
reflexões sobre questões políticas e sociais a fim de visualizar possibilidades para a
Educação Superior. Com isso, acreditamos estar contribuindo com possíveis
alternativas no processo de implementação e Gestão dos cursos na modalidade a
distância oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |