Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorSilva, Janderson Pereira da
dc.date.accessioned2017-02-03T12:57:08Z
dc.date.available2017-02-03T12:57:08Z
dc.date.issued2017-01-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2630
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work based on a literature search in sources of academic publications and exposes portions thereof in order to understand a little more about the issue of didactic transposition or pedagogical reinterpretation. Many authors based on Yves Chevallard theory, to discuss about the topic. The teaching materials that are accessible to teachers so that they work with their students, the importance in the selection of such content is of vital importance for the success of the task. It also observed in this study new teaching ways to apply the selected content. In this context, the return of sociology to the school curriculum is a challenge to create a method that through wellselected content to create a learning space based on dialogue between teacher and high school student.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectRessignificação pedagógicapor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEnsino de sociologiapor
dc.subjectDidactic transpositioneng
dc.subjectPedagogical reframingeng
dc.subjectSociology of educationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectSchool curriculumeng
dc.titleTransposição didática ou ressignificação pedagógica: o ensino de Sociologia no ensino médiopor
dc.title.alternativeDidatics transposiçao or ressignification service / theaching Sociology in high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO presente trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica em diversas fontes de publicações acadêmicas como: seminários, congressos, revistas entre outras. Expõe trechos dos mesmos a fim de se entender um pouco mais sobre questão da transposição didática ou ressignificação pedagógica. Quais os materiais pedagógicos que estão acessíveis aos professores para que estes trabalhem com seus alunos, a importância na seleção desses conteúdos é de vital importância para o êxito da tarefa. Também se observa neste trabalho novas formas pedagógicas para aplicação dos conteúdos selecionados. Nesse contexto, o retorno da Sociologia para o currículo escolar tem um desafio, o de criar um método que através de conteúdos bem selecionados possa construir um espaço de aprendizagem baseado no dialogo entre professor e aluno de ensino médio. Com base nos dados obtidos nos trabalhos poderemos construir uma docência de qualidade em um futuro próximo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples