dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Silva, Janderson Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2017-02-03T12:57:08Z | |
dc.date.available | 2017-02-03T12:57:08Z | |
dc.date.issued | 2017-01-20 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2630 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work based on a literature search in sources of academic
publications and exposes portions thereof in order to understand a little more about the
issue of didactic transposition or pedagogical reinterpretation. Many authors based on
Yves Chevallard theory, to discuss about the topic. The teaching materials that are
accessible to teachers so that they work with their students, the importance in the selection
of such content is of vital importance for the success of the task. It also observed in this
study new teaching ways to apply the selected content. In this context, the return of
sociology to the school curriculum is a challenge to create a method that through wellselected content to create a learning space based on dialogue between teacher and high school student. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Transposição didática | por |
dc.subject | Ressignificação pedagógica | por |
dc.subject | Currículo escolar | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Ensino de sociologia | por |
dc.subject | Didactic transposition | eng |
dc.subject | Pedagogical reframing | eng |
dc.subject | Sociology of education | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | School curriculum | eng |
dc.title | Transposição didática ou ressignificação pedagógica: o ensino de Sociologia no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Didatics transposiçao or ressignification service / theaching Sociology in high school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica em
diversas fontes de publicações acadêmicas como: seminários, congressos, revistas entre
outras. Expõe trechos dos mesmos a fim de se entender um pouco mais sobre questão da
transposição didática ou ressignificação pedagógica. Quais os materiais pedagógicos que
estão acessíveis aos professores para que estes trabalhem com seus alunos, a importância
na seleção desses conteúdos é de vital importância para o êxito da tarefa. Também se
observa neste trabalho novas formas pedagógicas para aplicação dos conteúdos
selecionados. Nesse contexto, o retorno da Sociologia para o currículo escolar tem um
desafio, o de criar um método que através de conteúdos bem selecionados possa
construir um espaço de aprendizagem baseado no dialogo entre professor e aluno de
ensino médio. Com base nos dados obtidos nos trabalhos poderemos construir uma
docência de qualidade em um futuro próximo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |