Avaliação da qualidade do serviço da Uti Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria
Fecha
2022-08-05Primeiro membro da banca
Marquetto, Matheus Frohlich
Segundo membro da banca
Battistella, Luciana Flores
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As Unidades de Terapia Intensiva possuem destaque no contexto hospitalar, com
grande relevância na recuperação e prevenção de agravos à saúde dos indivíduos
que necessitam de cuidados intensivos. A hospitalização de um filho na Unidade de
Terapia Intensiva Neonatal trata-se de uma experiência que pode gerar
consequências emocionais complexas e diversificadas para a família, especialmente
para os pais do recém- nascido. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo
avaliar a qualidade do serviço da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do
Hospital Universitário de Santa Maria e propor melhorias ao serviço. Trata-se de uma
pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso,
cujo cenário do estudo foi a UTIN do referido hospital público. Participaram deste
estudo 17 familiares e 11 profissionais que atuam neste serviço, entre os quais podese citar: médicos, equipe de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, secretaria e
equipe de higienização. O número de participantes foi determinado por meio do
critério de saturação dos dados. A coleta dos dados foi realizada por meio de
entrevista semiestruturada, com roteiro previamente elaborado, baseada no modelo
SERVPERF. O tratamento do material produzido nas entrevistas foi analisado por
meio da técnica de análise de conteúdo. Foram respeitados todos aspectos éticos
conforme Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Este estudo foi
aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa
Maria, sendo aprovado sob parecer CAAE nº 50719821.1.0000.5346. Os dados
encontrados foram organizados em duas grandes categorias, que são a avaliação
da qualidade do serviço para os servidores, dividida em temas como: qualidade
estrutural do serviço, compreensão do serviço e processo de interação família
chefias e equipe e; avaliação da qualidade do serviço na visão dos familiares, que
está dividida nos temas aspectos físicos e estruturais do serviço, confiabilidade no
serviço, agilidade nas demandas do serviço, conhecimento e segurança nos
servidores e individualidade do cuidado. Entende-se que os resultados do estudo
possa contribuir para a assistência prestada aos recém-nascidos internados em
unidades de terapia intensiva, visto que foi identificado que o serviço possui boa
qualidade. As sugestões dos familiares englobam a contratação de mais
profissionais em casos de superlotação, grupo de pais para apoio psicológico com
egressos, melhoria na infraestrutura da sala de espera e construção de um banco de
leite humano. Os servidores apontam a necessidade um cuidado pautado em plano
terapêutico singular, com atividades multidisciplinares do cuidado, através da
articulação e integração de vários saberes e práticas, capazes de produzir
intervenções em comum, colaborando assim com a melhoria da assitência prestada.
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