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dc.contributor.advisorSawitzki, Rosalvo Luis
dc.creatorSantos, Everton Corin dos
dc.date.accessioned2022-10-06T12:30:08Z
dc.date.available2022-10-06T12:30:08Z
dc.date.issued2016-03-31
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26368
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe development of this study is linked to the field of physical education, with the overall objective to understand through the selection criteria, which the contributions and difficulties in entering the academic of the first semesters of Physical Education - Degree in Institutional Program Initiation Scholarships the Teaching in view of area coordinators. The methodology was characterized by a descriptive qualitative study in the form of case study. The instrument used for data collection was an open interview with semi-structured questions, answered by two area coordinators linked to subproject Physical Education in Basic Education. The interpretation of the information was the content analysis, with three categories of analysis: 1) Performance of Area Coordinators in the Development of the Public Notice of Selection PIBID; 2) Join the Scholars in PIBID; 3) Program Importance of Initial Training in the vision of Area Managers, subcategories, contributions and difficulties, Joint Practical Theorist. We conclude that living in more advanced semesters / have completed more credits in curriculum subjects, by itself, is not a guarantee for a school insertion quality, because according to the coordinators very account the experience / experiences that each individual has. We also note that in our understanding can not emphasize only on this issue, and common sense (experience / experience) can not be the basis for the construction of the teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectInitial formationeng
dc.titleA inserção de acadêmicos dos primeiros semestres no Pibid: repercussões e formação inicial na visão dos coordenadorespor
dc.title.alternativeThe academic inclusion in the first half Pibid: repercussions and initial training in view of engineerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO desenvolvimento deste estudo está vinculado ao campo da Educação Física Escolar, tendo por objetivo geral compreender através dos critérios de seleção, quais as contribuições e dificuldades no ingresso de acadêmicos dos primeiros semestres do curso de Educação Física – Licenciatura no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência na visão dos coordenadores de área. A metodologia caracterizou-se por um estudo qualitativo descritivo na forma de estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista aberta com perguntas semiestruturadas, respondidas por dois coordenadores de área vinculados ao subprojeto Educação Física na Educação Básica. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo, tendo três categorias de análise: 1) A Atuação dos Coordenadores de Área na Elaboração do Edital Público de Seleção do PIBID; 2) O Ingresso dos Acadêmicos no PIBID; 3) A Importância do Programa na Formação Inicial na Visão dos Coordenadores de Área, subcategorias, Contribuições e Dificuldades, Articulação Teórico Prático. Concluímos que estar em semestres mais avançados/ter concluído mais créditos nas disciplinas curriculares, por si só, não é uma garantia para uma inserção escolar de qualidade, pois segundo os coordenadores conta muito as experiências/vivências que cada indivíduo possui. Destacamos também que em nossa compreensão não podemos dar ênfase somente nesta questão, sendo que o senso comum (experiência/vivência) não pode ser a base para a construção do ser professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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