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dc.contributor.advisorBrum, Ceres Karam
dc.creatorRodrigues, Ariane Wollenhoupt da Luz
dc.date.accessioned2017-02-06T12:16:34Z
dc.date.available2017-02-06T12:16:34Z
dc.date.issued2016-06-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2636
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work is the result of research of the learning process, which involves becoming a medium in the context of Spiritism. For this it adopted the concept of learning that follows the studies proposed by Jean Lave and Etienne Wenger (1991) and Tim Ingold (2010). From these two approaches, we propose to investigate a research problem: How is the learning of a medium in the context of Spiritism? Thus, this research has the ethnography as a methodological perspective, and observant participation as a technique for data collection and analysis, and, as a source of data, a spiritist group in the city of Santa Maria, RS. Among the main results emphasize the existence of a community of practice that strengthens the cultural learning and attention of education focused on discipline and surveillance through interaction with the visible and the invisible, based on a donation of learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMediunidadepor
dc.subjectEspiritismopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectMediumshipeng
dc.subjectSpiritismeng
dc.titleO percurso da aprendizagem de uma disciplina vigilante: apontamentos acerca da educação de médiuns espíritaspor
dc.title.alternativeThe trajectory to learning a discipline vigilant: notes about mediums spiritists educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Sociais - Licenciaturapor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da investigação do processo de aprendizagem, que envolve o tornar-se um médium no contexto do espiritismo. Para isso adotou-se a noção de aprendizagem que segue os estudos propostos por Jean Lave e Etienne Wenger (1991) e Tim Ingold (2010). A partir destas duas abordagens, propõe-se investigar um problema de pesquisa: “de que forma acontece a aprendizagem de um médium no contexto do espiritismo”. Sendo assim, esta investigação apoiou-se na etnografia como perspectiva metodológica, e a participação observante como técnica de coleta e análise de dados, e como fonte de dados um grupo espírita da cidade de Santa Maria, RS. Dentre os principais resultados ressalta-se a existência de uma comunidade de prática que fortalece a aprendizagem cultural, bem como uma educação da atenção voltada à disciplina e vigilância mediante a interação com o visível e o invisível, baseada numa aprendizagem de doação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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