dc.contributor.advisor | Brum, Ceres Karam | |
dc.creator | Rodrigues, Ariane Wollenhoupt da Luz | |
dc.date.accessioned | 2017-02-06T12:16:34Z | |
dc.date.available | 2017-02-06T12:16:34Z | |
dc.date.issued | 2016-06-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2636 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This work is the result of research of the learning process, which involves becoming a medium in the
context of Spiritism. For this it adopted the concept of learning that follows the studies proposed by
Jean Lave and Etienne Wenger (1991) and Tim Ingold (2010). From these two approaches, we
propose to investigate a research problem: How is the learning of a medium in the context of
Spiritism? Thus, this research has the ethnography as a methodological perspective, and observant
participation as a technique for data collection and analysis, and, as a source of data, a spiritist group
in the city of Santa Maria, RS. Among the main results emphasize the existence of a community of
practice that strengthens the cultural learning and attention of education focused on discipline and
surveillance through interaction with the visible and the invisible, based on a donation of learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Mediunidade | por |
dc.subject | Espiritismo | por |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Mediumship | eng |
dc.subject | Spiritism | eng |
dc.title | O percurso da aprendizagem de uma disciplina vigilante: apontamentos acerca da educação de médiuns espíritas | por |
dc.title.alternative | The trajectory to learning a discipline vigilant: notes about mediums spiritists education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais - Licenciatura | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado da investigação do processo de aprendizagem, que envolve o tornar-se um
médium no contexto do espiritismo. Para isso adotou-se a noção de aprendizagem que segue os
estudos propostos por Jean Lave e Etienne Wenger (1991) e Tim Ingold (2010). A partir destas duas
abordagens, propõe-se investigar um problema de pesquisa: “de que forma acontece a aprendizagem
de um médium no contexto do espiritismo”. Sendo assim, esta investigação apoiou-se na etnografia
como perspectiva metodológica, e a participação observante como técnica de coleta e análise de
dados, e como fonte de dados um grupo espírita da cidade de Santa Maria, RS. Dentre os principais
resultados ressalta-se a existência de uma comunidade de prática que fortalece a aprendizagem
cultural, bem como uma educação da atenção voltada à disciplina e vigilância mediante a interação
com o visível e o invisível, baseada numa aprendizagem de doação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |