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dc.contributor.advisorKocourek, Sheila
dc.creatorRibeiro, Márcia Yane Girolometto
dc.date.accessioned2022-10-06T15:37:31Z
dc.date.available2022-10-06T15:37:31Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26374
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis paper reports the experience of residents of the Integrated Multiprofessional Residency Program, from Federal University of Santa Maria, through awareness intervention with Nursing, Medical Science and Dentistry students from the same institution, about violence. This intervention is part of the PET-Urgency/Emergency Network research project Violence against children, teenagers, women and elders, in which, after data analysis, it was discovered that more discussion and approach on the subject were necessary in graduation school. Facing this, it was used as methodology the fanzine, that enables communication through independent production, using free, collective and creative expressions about what each student has to say about the given theme. Medical students didn't take part in the intervention due to the university occupation process, that took place from October to November 2016, in protest against Michel Temer government's measures, after president Dilma Rousseff's impeachment. The results show the different conceptions and representations of violence between the students and between Nursing and Dentistry courses. The produced fanzines analysis points out the gender theme, that enabled the discussion about the female symbol representation and physical violence against women. The intervention allowed closeness to gratuation through awareness, using a new media: the fanzine, that expands the discussion and exchange between the groups' members, bringing together theory and practice and promoting recognition of the actions that must be taken facing these situations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEstudantes de ciências da saúdepor
dc.subjectMeios de comunicaçãopor
dc.subjectSexismopor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectHealth sciences studentseng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectSexismeng
dc.titleFanzine: uma nova forma de linguagem nos cursos de saúde sobre a representação da violência contra a mulherpor
dc.title.alternativeFanzine: a new language form in health courses on representation of violence against womeneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoEste artigo relata a experiência de residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, através de intervenção de sensibilização com as alunos e alunas dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da mesma instituição, sobre violência. Essa intervenção integra o projeto de pesquisa do PET - Redes Urgência/Emergência Violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, no qual, após análise de dados, constatou-se que mais discussões e abordagens sobre o tema se faziam necessários na graduação. Diante disso, utilizou-se como metodologia o fanzine, que propõe a comunicação através de produções autônomas, por meio de expressões livres, coletivas e criativas sobre o que cada aluno e aluna tem a dizer diante da temática proposta. Os alunos e alunas de Medicina não participaram da intervenção devido ao processo de ocupação da universidade, que ocorreu de outubro a novembro de 2016, em protesto contra medidas do governo Michel Temer, após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os resultados mostraram as diferentes concepções e representações das violências entre os alunos e alunas e entre os cursos de Enfermagem e Odontologia. A análise dos fanzines produzidos destaca a temática de gênero, que possibilitou a discussão sobre a representação do símbolo feminino e a violência física contra a mulher. A intervenção possibilitou a aproximação com a graduação através de sensibilização, utilizando um novo meio de linguagem: o fanzine, que amplia as discussões e trocas entre os e as participantes dos grupos, aproximando a teoria da prática e promovendo o reconhecimento das ações que devem ser tomadas frente a essas situações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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