(Re) Conhecendo saberes: uma revisão de literatura sobre a comissão de integração ensino-serviço no SUS
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-05Autor
Rosa, Mariany Niederauer da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: Este artigo tem como tema a comissão de integração ensino-serviço (CIES) do Sistema Único de Saúde, mais especificamente apresenta um histórico da produção científica sobre a organização e funcionamento destas comissões. Objetivo: Sistematizar as produções da literatura acerca da CIES. Metodologia: Análise de conteúdo a partir da revisão de literatura brasileira. Resultados e discussão: Os estudos apontam para o reconhecimento da importância e potencialidade da CIES, porém sinalizam dificuldades para a sua efetivação, estas são explicadas pela gestão excludente, ou seja, que não possibilita a participação dos atores, o desconhecimento sobre Educação permanente em Saúde e CIES, e por problemas que não são exclusivos. Conclusão: Observou-se, a partir dessa revisão, que as fragilidades para a atuação das CIES são diversas e coadunam com questões adversas que são encontradas no SUS, porém os estudos apontam o quanto a comissão pode contribuir no debate e proposições das problemáticas relacionadas a educação permanente, de modo que são potentes para e identificar e propor mudanças necessárias que qualifiquem a formação e que contribuem para romper o paradigma assistencial e verticalizado da atenção, gestão, educação e participação no SUS.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: