dc.contributor.advisor | Possa, Lisiane Bôer | |
dc.creator | Rosa, Mariany Niederauer da | |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T13:51:34Z | |
dc.date.available | 2022-10-10T13:51:34Z | |
dc.date.issued | 2022-07-05 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26437 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Introduction: This article has as its theme the teaching-service integration commission (TSIC) of the Unified Health System, more specifically, it presents a history of scientific production on the organization and functioning of these commissions. Objective: Systematize the productions of literature about the TSIC. Methodology: Content analysis based on a review of Brazilian literature. Results and discussion: The studies point to the recognition of the importance and potential of CIES, but they indicate difficulties for its effectiveness, these are explained by the exclusionary management, that is, that does not allow the participation of the actors, the lack of knowledge about Permanent Education in Health and CIES, and for problems that are not exclusive. Conclusion: From this review, it was observed that the weaknesses for the performance of CIES are diverse and are in line with adverse issues that are found in the SUS, but the studies point out how much the commission can contribute to the debate and propositions of the problems related to permanent education, so that they are powerful to identify and propose necessary changes that qualify training and that contribute to breaking the care and vertical paradigm of care, management, education and participation in the SUS. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação permanente em saúde | por |
dc.subject | Comissão de integração ensino-serviço | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Permanent education in health | eng |
dc.subject | Commission for teaching-service integration | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.title | (Re) Conhecendo saberes: uma revisão de literatura sobre a comissão de integração ensino-serviço no SUS | por |
dc.title.alternative | (Re) Knowing knowledge: a literature review about the teaching-service integration commission in the SUS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Introdução: Este artigo tem como tema a comissão de integração ensino-serviço (CIES) do Sistema Único de Saúde, mais especificamente apresenta um histórico da produção científica sobre a organização e funcionamento destas comissões. Objetivo: Sistematizar as produções da literatura acerca da CIES. Metodologia: Análise de conteúdo a partir da revisão de literatura brasileira. Resultados e discussão: Os estudos apontam para o reconhecimento da importância e potencialidade da CIES, porém sinalizam dificuldades para a sua efetivação, estas são explicadas pela gestão excludente, ou seja, que não possibilita a participação dos atores, o desconhecimento sobre Educação permanente em Saúde e CIES, e por problemas que não são exclusivos. Conclusão: Observou-se, a partir dessa revisão, que as fragilidades para a atuação das CIES são diversas e coadunam com questões adversas que são encontradas no SUS, porém os estudos apontam o quanto a comissão pode contribuir no debate e proposições das problemáticas relacionadas a educação permanente, de modo que são potentes para e identificar e propor mudanças necessárias que qualifiquem a formação e que contribuem para romper o paradigma assistencial e verticalizado da atenção, gestão, educação e participação no SUS. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |