Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossa, Lisiane Bôer
dc.creatorRosa, Mariany Niederauer da
dc.date.accessioned2022-10-10T13:51:34Z
dc.date.available2022-10-10T13:51:34Z
dc.date.issued2022-07-05
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26437
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2022.por
dc.description.abstractIntroduction: This article has as its theme the teaching-service integration commission (TSIC) of the Unified Health System, more specifically, it presents a history of scientific production on the organization and functioning of these commissions. Objective: Systematize the productions of literature about the TSIC. Methodology: Content analysis based on a review of Brazilian literature. Results and discussion: The studies point to the recognition of the importance and potential of CIES, but they indicate difficulties for its effectiveness, these are explained by the exclusionary management, that is, that does not allow the participation of the actors, the lack of knowledge about Permanent Education in Health and CIES, and for problems that are not exclusive. Conclusion: From this review, it was observed that the weaknesses for the performance of CIES are diverse and are in line with adverse issues that are found in the SUS, but the studies point out how much the commission can contribute to the debate and propositions of the problems related to permanent education, so that they are powerful to identify and propose necessary changes that qualify training and that contribute to breaking the care and vertical paradigm of care, management, education and participation in the SUS.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectComissão de integração ensino-serviçopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPermanent education in healtheng
dc.subjectCommission for teaching-service integrationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.title(Re) Conhecendo saberes: uma revisão de literatura sobre a comissão de integração ensino-serviço no SUSpor
dc.title.alternative(Re) Knowing knowledge: a literature review about the teaching-service integration commission in the SUSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: Este artigo tem como tema a comissão de integração ensino-serviço (CIES) do Sistema Único de Saúde, mais especificamente apresenta um histórico da produção científica sobre a organização e funcionamento destas comissões. Objetivo: Sistematizar as produções da literatura acerca da CIES. Metodologia: Análise de conteúdo a partir da revisão de literatura brasileira. Resultados e discussão: Os estudos apontam para o reconhecimento da importância e potencialidade da CIES, porém sinalizam dificuldades para a sua efetivação, estas são explicadas pela gestão excludente, ou seja, que não possibilita a participação dos atores, o desconhecimento sobre Educação permanente em Saúde e CIES, e por problemas que não são exclusivos. Conclusão: Observou-se, a partir dessa revisão, que as fragilidades para a atuação das CIES são diversas e coadunam com questões adversas que são encontradas no SUS, porém os estudos apontam o quanto a comissão pode contribuir no debate e proposições das problemáticas relacionadas a educação permanente, de modo que são potentes para e identificar e propor mudanças necessárias que qualifiquem a formação e que contribuem para romper o paradigma assistencial e verticalizado da atenção, gestão, educação e participação no SUS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto