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dc.contributor.advisorMoura, Gilnei Luiz de
dc.creatorSilva, Rosângela
dc.date.accessioned2022-10-11T12:04:41Z
dc.date.available2022-10-11T12:04:41Z
dc.date.issued2022-08-26
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26445
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractApproaches in governance analysis in the face of the challenges of the current conjuncture and the perspectives of the future imposed by the ruptures of a globalized world, brings risks, which provoke attention and responsibility of the various sectors of the Federal Government. The present case study deals with Corporate Governance (GC) applied in Public Health, with regard to primary care, its best practices and the controllership of activities, reinforcing the importance of the qualification of servers in search of sectoral independence and transparency. of criteria. Its general objective is to analyze whether there are internal mechanisms and how corporate governance contributes to improving performance in a Health Center. It is a single case study, developed through research elaborated through a script with per-established questions, guiding with autonomy the technique of data collection of a qualitative nature. This resource made possible the field visit where the semi-structured interviews with professionals from a Health Center (HC) in Florianópolis/SC took place. The survey provided an understanding of the research structures on the performance of management practices, how it was applied to governance and which factors influenced its implementation and whether they had an impact on its performance. Few barriers were identified in the process with the KM theme, which proved to be implicit in the actions. And, the impacts mapped on the performance of the Health Center were presented in a less tangible way, being directed to the management aspects: clearer and faster unified decision line, better alignment of efforts by the entire work team, leadership development, creation of culture of the human relationship existing between administrators and users, an effort aimed at a more effective and positive social accountability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGovernança corporativapor
dc.subjectPrestação de contaspor
dc.subjectTransparênciapor
dc.subjectCorporate governanceeng
dc.subjectAccountabilityeng
dc.subjectTransparencyeng
dc.titleA governança corporativa aplicada na saúde pública: um estudo de caso num centro de saúde de Florianópolispor
dc.title.alternativeCorporate governance applied to public health: a case study in a health center in Florianópoliseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoAbordagens em análise da governança frente aos desafios da conjuntura atual e as perspectivas de futuro impostas pelas rupturas de um mundo globalizado, traz riscos, os quais provocam atenção e responsabilidade dos vários setores do Governo Federal. O presente estudo de caso, trata sobre a Governança Corporativa (GC) aplicada na Saúde Pública, no que se refere à atenção primária, suas melhores práticas e a controladoria das atividades, reforçando a importância da qualificação dos servidores em busca da independência setorial e transparência de critérios. Tem como objetivo geral analisar se existem mecanismos internos e como a governança corporativa contribui para a melhoria do desempenho em um Centro de Saúde. Trata-se de um estudo de caso único, desenvolvido por meio de pesquisa elaborada através de um roteiro com questões preestabelecidas, orientando com autonomia a técnica de coleta de dados de natureza qualitativa. Esse recurso possibilitou a visita de campo onde ocorreram as entrevistas semiestruturadas com profissionais de um Centro de Saúde (CS), em Florianópolis/SC. O levantamento proporcionou o entendimento das estruturas de pesquisa sobre a atuação das práticas de gestão, como se aplicava à governança e quais fatores influenciavam a sua implantação e se causavam impactos no seu desempenho. Poucas barreiras foram identificadas no processo com o tema GC, que se revelou implícito nas atuações. E, os impactos mapeados no desempenho do Centro de Saúde se apresentaram de forma menos tangível, sendo direcionados para os aspectos de gestão: linha decisória unificada mais clara e rápida, melhor alinhamento de esforços por toda a equipe de trabalho, desenvolvimento de lideranças, criação de cultura da relação humana existente entre os administradores e os usuários, um esforço direcionado a uma prestação de contas social mais efetiva (accountability) e positiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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