dc.contributor.advisor | Moura, Gilnei Luiz de | |
dc.creator | Silva, Rosângela | |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T12:04:41Z | |
dc.date.available | 2022-10-11T12:04:41Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26445 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Approaches in governance analysis in the face of the challenges of the current conjuncture
and the perspectives of the future imposed by the ruptures of a globalized world, brings risks, which provoke attention and responsibility of the various sectors of the Federal Government.
The present case study deals with Corporate Governance (GC) applied in Public Health, with
regard to primary care, its best practices and the controllership of activities, reinforcing the
importance of the qualification of servers in search of sectoral independence and
transparency. of criteria. Its general objective is to analyze whether there are internal
mechanisms and how corporate governance contributes to improving performance in a Health
Center. It is a single case study, developed through research elaborated through a script with
per-established questions, guiding with autonomy the technique of data collection of a
qualitative nature. This resource made possible the field visit where the semi-structured
interviews with professionals from a Health Center (HC) in Florianópolis/SC took place. The
survey provided an understanding of the research structures on the performance of
management practices, how it was applied to governance and which factors influenced its
implementation and whether they had an impact on its performance. Few barriers were
identified in the process with the KM theme, which proved to be implicit in the actions. And,
the impacts mapped on the performance of the Health Center were presented in a less tangible
way, being directed to the management aspects: clearer and faster unified decision line, better
alignment of efforts by the entire work team, leadership development, creation of culture of
the human relationship existing between administrators and users, an effort aimed at a more
effective and positive social accountability. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Governança corporativa | por |
dc.subject | Prestação de contas | por |
dc.subject | Transparência | por |
dc.subject | Corporate governance | eng |
dc.subject | Accountability | eng |
dc.subject | Transparency | eng |
dc.title | A governança corporativa aplicada na saúde pública: um estudo de caso num centro de saúde de Florianópolis | por |
dc.title.alternative | Corporate governance applied to public health: a case study in a health center in Florianópolis | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Abordagens em análise da governança frente aos desafios da conjuntura atual e as
perspectivas de futuro impostas pelas rupturas de um mundo globalizado, traz riscos, os quais
provocam atenção e responsabilidade dos vários setores do Governo Federal. O presente
estudo de caso, trata sobre a Governança Corporativa (GC) aplicada na Saúde Pública, no que
se refere à atenção primária, suas melhores práticas e a controladoria das atividades,
reforçando a importância da qualificação dos servidores em busca da independência setorial e
transparência de critérios. Tem como objetivo geral analisar se existem mecanismos internos e
como a governança corporativa contribui para a melhoria do desempenho em um Centro de
Saúde. Trata-se de um estudo de caso único, desenvolvido por meio de pesquisa elaborada
através de um roteiro com questões preestabelecidas, orientando com autonomia a técnica de
coleta de dados de natureza qualitativa. Esse recurso possibilitou a visita de campo onde
ocorreram as entrevistas semiestruturadas com profissionais de um Centro de Saúde (CS), em
Florianópolis/SC. O levantamento proporcionou o entendimento das estruturas de pesquisa
sobre a atuação das práticas de gestão, como se aplicava à governança e quais fatores
influenciavam a sua implantação e se causavam impactos no seu desempenho. Poucas
barreiras foram identificadas no processo com o tema GC, que se revelou implícito nas
atuações. E, os impactos mapeados no desempenho do Centro de Saúde se apresentaram de
forma menos tangível, sendo direcionados para os aspectos de gestão: linha decisória
unificada mais clara e rápida, melhor alinhamento de esforços por toda a equipe de trabalho,
desenvolvimento de lideranças, criação de cultura da relação humana existente entre os
administradores e os usuários, um esforço direcionado a uma prestação de contas social mais
efetiva (accountability) e positiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |