Publicidade antirracista da Salon Line: uma análise cultural do filme celebrando rainhas crespas e cacheadas
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Data
2022-04-12Primeiro membro da banca
Silva, Merli Leal
Segundo membro da banca
Petermann, Juliana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tensiona a urgência da pauta antirracista na publicidade, pois os ideais hegemônicos, excluem, oprimem e não reconhecem as desigualdades, perpetuando o abismo social existente. Para o estudo foi definido o filme publicitário “Celebrando rainhas crespas e cacheadas da Salon Line”, cuja produção está na contramão da contemplação hegemônica de beleza. A metodologia está calcada na análise cultural proposta por Raymond Williams (1979 e 2003), que se alicerça no materialismo cultural, o qual, a partir de uma perspectiva crítica e profunda de análise contextual, pode revelar aspectos políticos, econômicos e sociais no período considerado (LISBOA FILHO; HENRIQUES; STEFFENS, 2018). A análise também estará amparada pelo conceito de estrutura de sentimento, um dos vértices da análise cultural. Assim, analisamos como os elementos que compõem a estrutura de sentimento, auxiliam na construção da representação das mulheres negras no filme publicitário. Como resultado, podemos inferir que na produção o protagonismo da mulher negra se apresenta a partir dos três pilares da campanha: representação, ancestralidade e poder, ressignificando sentidos e valores. O sistema de representação, apresentado pela marca, agencia a construção de um novo imaginário no que se refere ao resgate da historicidade e representação negra, ou seja, nessa concepção atua o aspecto emergente da estrutura de sentimento, por problematizar as práticas residuais e dominantes da cultura vivida.
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