Mostrar registro simples

dc.creatorErnesto, Carla Beatriz de David
dc.date.accessioned2022-10-11T19:42:46Z
dc.date.available2022-10-11T19:42:46Z
dc.date.issued2022-04-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26455
dc.description.abstractThis work stresses the urgency of the anti-racist agenda in advertising, as hegemonic ideals exclude, oppress and do not recognize inequalities, perpetuating the existing social abyss. For the study, the advertising film “Celebrating queens curly and curly from Salon Line” was defined, whose production is against the hegemonic contemplation of beauty. The methodology is based on the cultural analysis proposed by Raymond Williams (1979 and 2003), which is based on cultural materialism, which, from a critical and deep perspective of contextual analysis, can reveal political, economic and social aspects in the considered period. (LISBOA FILHO; HENRIQUES; STEFFENS, 2018). The analysis will also be supported by the concept of structure of feeling, one of the cornerstones of cultural analysis. Thus, we analyze how the elements that make up the structure of feeling help in the construction of the representation of black women in the advertising film. As a result, we can infer that in the production the role of black women is presented from the three pillars of the campaign: representation, ancestry and power, resignifying meanings and values. The representation system, presented by the brand, manages the construction of a new imaginary with regard to the rescue of historicity and black representation, that is, in this conception the emerging aspect of the structure of feeling operates, by problematizing the residual and dominant practices of the lived culture.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectPublicidade antirracistapor
dc.subjectAnálise culturalpor
dc.subjectEstrutura de sentimentopor
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectAnti-racist advertisingeng
dc.subjectCultural analysiseng
dc.subjectFeeling structureeng
dc.titlePublicidade antirracista da Salon Line: uma análise cultural do filme celebrando rainhas crespas e cacheadaspor
dc.title.alternativeSalon Line anti-racist advertising: a cultural analysis of the film celebrating queens curly and cacheadaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tensiona a urgência da pauta antirracista na publicidade, pois os ideais hegemônicos, excluem, oprimem e não reconhecem as desigualdades, perpetuando o abismo social existente. Para o estudo foi definido o filme publicitário “Celebrando rainhas crespas e cacheadas da Salon Line”, cuja produção está na contramão da contemplação hegemônica de beleza. A metodologia está calcada na análise cultural proposta por Raymond Williams (1979 e 2003), que se alicerça no materialismo cultural, o qual, a partir de uma perspectiva crítica e profunda de análise contextual, pode revelar aspectos políticos, econômicos e sociais no período considerado (LISBOA FILHO; HENRIQUES; STEFFENS, 2018). A análise também estará amparada pelo conceito de estrutura de sentimento, um dos vértices da análise cultural. Assim, analisamos como os elementos que compõem a estrutura de sentimento, auxiliam na construção da representação das mulheres negras no filme publicitário. Como resultado, podemos inferir que na produção o protagonismo da mulher negra se apresenta a partir dos três pilares da campanha: representação, ancestralidade e poder, ressignificando sentidos e valores. O sistema de representação, apresentado pela marca, agencia a construção de um novo imaginário no que se refere ao resgate da historicidade e representação negra, ou seja, nessa concepção atua o aspecto emergente da estrutura de sentimento, por problematizar as práticas residuais e dominantes da cultura vivida.por
dc.contributor.advisor1Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9962424591141586por
dc.contributor.referee1Silva, Merli Leal
dc.contributor.referee2Petermann, Juliana
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865054364770460por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International