Aplicação e relevância de instrumento de avaliação multi e interprofissional de usuários com diabetes mellitus: perspectiva do profissional assistente social
Resumo
Objetivo: compreender quais as informações de condições de vida e saúde são relevantes, e identificar as possíveis contribuições que o profissional assistente social traz ao participar de estratégia de cuidado compartilhado em consulta multiprofissional e interprofissional na Atenção Primária à Saúde a usuários com diagnóstico Diabetes Mellitus (DM). Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa, por meio da pesquisa ação que foi desenvolvido por residentes da especialização Sistema Público de Saúde, Área de Concentração: Saúde da Família, em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Santa Maria - RS. Os dados foram coletados nos meses de outubro a dezembro de 2021, com amostra por conveniência de 10 usuários, indicados em busca ativa por Agentes Comunitárias de Saúde da ESF. A consulta foi desenvolvida com a aplicação de ficha de avaliação construída pelas pesquisadoras, e teve duração aproximada de 1:30 a 2:00 horas. Resultados: Foi possível a realização da caracterização socioeconômica e de saúde dos usuários atendidos; e a partir dessa análise, realizar orientações de promoção de saúde e prevenção de agravos de acordo com as singularidades de cada usuário, incluindo questões socioeconômicas, para além do modelo biomédico. Outro resultado relevante foi a perspectiva do profissional assistente social frente a consulta com usuários com diagnóstico de DM, no qual foi possível realizar uma reflexão sobre a importância desse profissional na Atenção Primária à Saúde, e sua contribuição frente a estes usuários. Considerações finais: A caracterização socioeconômica e de saúde auxiliou na prática profissional, aprimorando o atendimento dos usuários com diagnóstico de DM, garantindo um atendimento integral e de qualidade. Com essa consulta foi possível demonstrar a importância de um trabalho multi e interprofissional, constituído de diversas trocas com profissionais de formação qualificada, além de trazer a relevância do atendimento e o olhar do profissional assistente social nessa estratégia de atendimento.
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