Construção e implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular na educação básica: possibilidades e limites para a inovação da gestão da aula
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Data
2022-08-04Primeiro membro da banca
Vidmar, Muryel Pyetro
Segundo membro da banca
Cauduro, Paola Jardim
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação está vinculada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas
e Gestão Educacional, na linha de pesquisa (LP2) Gestão Pedagógica e Contextos
Educativos do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Partindo
da defesa de que a integração nas práticas escolares é fundamental para o desenvolvimento dos educandos, esta pesquisa analisa e discute o processo de construção e
implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular dentro de uma
escola de educação básica. Mais especificamente, buscou-se responder ao seguinte
problema de pesquisa: Quais as possibilidades e os condicionantes verificados por
uma escola estadual de educação básica, situada no município de Santa Maria- RS,
no processo de construção e de implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular, a partir de uma perspectiva interdisciplinar? Para tal, foi elaborado e
implementado, de forma colaborativa entre docentes e a gestão escolar, um projeto interdisciplinar de ensino utilizando como temática motivadora uma Receita Culinária de
Pão de Ló. As ações da pesquisa foram orientadas pela metodologia qualitativa que
configurou-se na análise de todo o processo de colaboração entre os envolvidos, tanto
no planejamento como na realização da proposta. Como instrumentos de construção
e coleta de informações foram utilizados os documentos da escola, questionários para
equipe gestora, docentes e estudantes envolvidos, registros em diários de bordo, fotografias e desenhos ilustrativos. Com base nas informações construídas e coletadas,
percebe-se contribuições significativas em relação a interação e a colaboração entre
todos os envolvidos nas ações. A partir da análise dos resultados, podemos destacar como possibilidades do trabalho colaborativo: os momentos de encontro para
planejamento, organização e implementação das atividades, como propícios também
para o desenvolvimento profissional docente, a integração e a aproximação entre os
participantes e a inovação da prática pedagógica. Em relação aos condicionantes,
destaca-se os protocolos de distanciamento devido à pandemia de COVID-19 e as
condições de trabalho docente, com a falta de carga horária específica para planejamento de atividades colaborativas. Percebe-se, assim, que a efetivação de práticas
colaborativas advém muito mais da iniciativa e organização entre os próprios docentes
do que das condições de trabalho encontradas. Por outro lado, para o planejamento e
a implementação das atividades, se fez necessário uma gestão ancorada nos princípios norteadores da gestão democrática, onde a participação e o clima organizacional
sejam fomento de todo o processo, desde o planejamento até a execução das ações.
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