Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorRosa, Tamires dos Santos
dc.date.accessioned2022-10-14T20:51:42Z
dc.date.available2022-10-14T20:51:42Z
dc.date.issued2022-02-03
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationRosa, Tamires dos Santos. De aluna à professora: histórias,conquistas e aprendizados. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26490
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectMemóriaspor
dc.titleDe aluna à professora: histórias,conquistas e aprendizados.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste estudo busca compreender as memórias presentes na infância e sua importância na formação do Curso de Licenciatura em Pedagogia; discutir o referencial teórico sobre a importância da autobiografia na formação de professores; entender como as memórias vividas se revelam na formação docente e no trabalho pedagógico da formação. Utilizaram-se como referências teóricas Josso (2002; 2010), Nóvoa (2010), Freire (1996),entre outros. Optou-se pela metodologia qualitativa de cunho autobiográfico, pois auxilia a dissertar sobre o processo de resgatar as memórias da minha história de vida, relembrando conquistas, compreendendo quem sou e qual a minha história e experiências de vida. Buscar uma aproximação sobre as memórias através da narrativa autobiográfica, destacando momentos importantes da minha vida, possibilita-me, também, refletir sobre quem sou e quero ser na área da educação, assumindo uma postura profissional reflexiva. Afirmo que uma relação afetuosa sempre possibilitará a criação de vínculos, relação e confiança, acolhimento com as crianças nas suas singularidades.Pois ter afeto com os alunos é importante aliado no ensino aprendizagem, com diálogo nos aproximamos do cotidiano dos mesmos. A escola vai além de conteúdos, é lugar de amizades, construção de vínculos, sendo essenciais no desenvolvimento humano e que repensar a prática pedagógica é algo necessário para melhoramento do trabalho pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples