dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Rosa, Tamires dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T20:51:42Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T20:51:42Z | |
dc.date.issued | 2022-02-03 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | Rosa, Tamires dos Santos. De aluna à professora: histórias,conquistas e aprendizados. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26490 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Autobiografia | por |
dc.subject | Memórias | por |
dc.title | De aluna à professora: histórias,conquistas e aprendizados. | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este estudo busca compreender as memórias presentes na infância e sua
importância na formação do Curso de Licenciatura em Pedagogia; discutir o
referencial teórico sobre a importância da autobiografia na formação de
professores; entender como as memórias vividas se revelam na formação
docente e no trabalho pedagógico da formação. Utilizaram-se como referências
teóricas Josso (2002; 2010), Nóvoa (2010), Freire (1996),entre outros. Optou-se
pela metodologia qualitativa de cunho autobiográfico, pois auxilia a dissertar sobre
o processo de resgatar as memórias da minha história de vida, relembrando
conquistas, compreendendo quem sou e qual a minha história e experiências de
vida. Buscar uma aproximação sobre as memórias através da narrativa
autobiográfica, destacando momentos importantes da minha vida, possibilita-me,
também, refletir sobre quem sou e quero ser na área da educação, assumindo
uma postura profissional reflexiva. Afirmo que uma relação afetuosa sempre
possibilitará a criação de vínculos, relação e confiança, acolhimento com as
crianças nas suas singularidades.Pois ter afeto com os alunos é importante aliado
no ensino aprendizagem, com diálogo nos aproximamos do cotidiano dos
mesmos. A escola vai além de conteúdos, é lugar de amizades, construção de
vínculos, sendo essenciais no desenvolvimento humano e que repensar a prática
pedagógica é algo necessário para melhoramento do trabalho pedagógico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |