Os corpos desviados na escola: transgredindo as fronteiras binárias e heteronormativas.
Resumo
Esta pesquisa aborda a temática de corpo e gênero na educação e está vinculada ao Curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática de corpo e gênero na escola. Tem por objetivo geral investigar em que medida as práticas escolares operam na produção de corpos normatizados a partir de uma lógica heteronormativa. Os objetivos específicos são: Desenvolver estudos que orientem a construção de um pensamento que busque romper com a lógica do binarismo; compreender como os corpos que ultrapassam fronteiras normativas são (des)legitimados no espaço escolar. Está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo narrativa e autobiográfica, utilizando-se da técnica de produção de dados memórias vividas pelo autor, entrevista aberta com outras pessoas próximas ao autor, que aceitaram livremente conceder entrevista e relato de situações vividas no contexto escolar pelo autor e registradas em diário de campo. As imagens são obras feitas pelo autor e se colocam como textos reflexivos sobre o corpo, de situações as quais era impossível fazê-lo apenas com palavras. O referencial teórico está organizado com base nos(as) autores/as Guacira Lopes Louro (2013-2014), Daniela Finco (2013), Judith Butler (2016) e Paul B. Preciado (2019). O estudo evidenciou a necessidade de olhar e reconhecer todos os corpos que não se encaixam nos moldes binários e heteronormativos, além de refletir sobre eles no espaço escolar, que ainda reforça por meio de artefatos socioculturais, a violência de gênero e sexualidade.